Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Direito em Arraias oferta 40 vagas via PSC e Sisu 2021/1
SÓ VEM!

Curso de Direito em Arraias oferta 40 vagas via PSC e Sisu 2021/1

Por Bruna Santos | Edição: Samuel Lima - Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 11 de Março de 2021, 16h32 | Última atualização em Segunda, 29 de Março de 2021, 10h19

Com o quadro docente composto por quatro professores mestres e dois professores doutores, o curso de Direito no Câmpus da UFT em Arraias promete diversas frentes profissionais aos seus estudantes, entre seis ou mais atuações jurídicas no setor público ou privado. a diversidade nas atividades jurídicas contemplam as áreas ambientais, agrícolas, agrárias, trabalhistas, quilombolas, indigenistas, patrimônio cultural, direitos humanos e biodireito, atividades de turismo e de desenvolvimento regional sustentável.

O curso oferta, via Processo Seletivo Complementar, 20 vagas para ingresso no semestre 2021/1. Outras 20 vagas são ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), também para o semestre 2021/1. Veja mais detalhes sobre como se inscrever ao final do texto.

Criado pelo Conselho Universitário (Consuni), em dezembro de 2017, o curso de Direito em Arraias está efetivamente implantado há um ano. A aula inaugural ocorreu em 09 de março de 2020, com a presença de autoridades políticas e educacionais do município e região.

A vice-coordenadora do curso, Nayara Gallieta Borges, diz que "o curso de Direito de Arraias oferece formação humanista e crítica para o desenvolvimento de cidadãos ativos e profissionais qualificados para atuação em múltiplas realidades e sua inserção nos contextos regionais, preparando o aluno para ser um agente transformador da realidade e um profissional preparado para os desafios contemporâneos."

Em Arraias, as linhas de pesquisas do curso orientam o estudo do Direito e a formação do aluno na contribuição para as necessidades regionais, sendo elas: Cidadania, Diversidade e Justiça e Estado, Desenvolvimento e Socioambientalismo.

A professora Nayara lista os Projetos de Pesquisa e Extensão que mais chamam atenção no curso: "O Núcleo de Práticas Jurídicas e Cidadania atua em orientação para o exercício da cidadania e educação para os direitos humanos para comunidades vulneráveis em Arraias e região. Há o Centro de Documentação e Memória de Arraias em Pesquisa e Extensão sobre sujeitos e patrimônio também na cidade de Arraias e região, e ainda, há o Grupo de Estudos Direitos, Estado e Conjuntura que realiza estudos e debates sobre Ciência Política e temas da atualidade".

Sobre o curso

O curso de Direito, em Arraias, surgiu de uma demanda da própria comunidade arraiana e municípios circunvizinhos. De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a graduação de Bacharelado em Direito tem duração de 10 semestres, com ingresso de 40 alunos cada. A criação do Curso de Direito em Arraias foi aprovada no Conselho Universitário da UFT (Consuni/UFT) em 06 de dezembro de 2017, conforme a Resolução nº 35/2017.

Abrangência

A  UFT atende,  além  do  município  de  Arraias,  a  demanda  dos municípios de Paranã, Conceição do  Tocantins,  Natividade,  Taipas,  Ipueiras, Combinado,  Novo  Alegre, Lavandeira,  Aurora  do  Tocantins,  Taguatinga, Dianópolis,  Palmeirópolis,  São  Salvador, Chapada de Natividade, Príncipe, Ponte Alta do Bom Jesus, no estado do Tocantins; e ainda, Campos Belos, Monte Alegre, Divinópolis, Terezina, Cavalcante, no estado de Goiás. Merece destaque,  também,  o  atendimento  ao Território do  Sítio  Histórico  e  Patrimônio  Cultural Kalunga  em  Goiás  e  das  Comunidades  Quilombolas  de  Arraias:  Comunidade  Quilombola Kalunga, Mimoso, Lagoa da Pedra, Kaagados e Lagoa dos Patos

(Fonte: PPC Curso Direito Arraias)

Confira abaixo, o quadro de professores do curso de Direito no Câmpus da UFT em Arraias:

NOME

Doutora em Literatura

www.lattes.cnpq.br/0135333961864912

Inscreva-se no PSC 2021/1

Uma das possibilidades de ingresso no curso de Direito em Arraias é por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1. São ofertadas 20 vagas para o Curso, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021

Confira mais detalhes na matéria Lançado edital do Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1) com 948 vagas para graduação

Inscreva-se no SiSU 2021/1

Outra chance de ingresso é via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril. Para o curso de Direito em Arraias são também ofertadas 20 vagas, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020.

Confira mais detalhes na matéria UFT divulga oferta de 947 vagas para graduação via SiSU 2021/1.

marcador(es): Arraias,Sisu,Home