Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Licenciatura em Química oferta vagas para ingresso com inscrições até dia 29
ARAGUAÍNA

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 27 de Novembro de 2020, 10h00 | Última atualização em Sexta, 27 de Novembro de 2020, 11h19

A formação de professores para a educação básica, média e superior, é o mote principal do Curso de Licenciatura em Química, que fica no Câmpus da UFT em Araguaína. O curso, que existe desde 2009, tem duração de oito semestres (quatro anos), está com vagas ofertadas pelo Processo Seletivo Complementar, cujas inscrições estão abertas até domingo (29). Os interessados podem utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 ou 2019 para tentar uma das vagas.

A coordenadora do curso, professora Josilãna Silva Nogueira, enfatiza que a ênfase no curso é com a qualidade da formação. "Nos preocupamos em desenvolver o educador, o que tem a sensibilidade para pensar a complexidade que é o ambiente da escola e da sala de aula". Segundo a coordenadora, como os acadêmicos precisam ter uma boa formação básica relacionada à Química, há professores de todas as áreas correlatas (químicas orgânica, inorgânica, analítica, ambiental, físico-química, matemática, probabilidade e estatística). "O aluno sai licenciado, mas pode ir para todos os ramos de atuação que abarcam a Química. Pode ir para as áreas ambientais, industriais, forense, além da docência, produção de livros didáticos, consultoria e, enfim, qualquer área da Química", contou.

Ela ressalta ainda que há, na UFT, possibilidades de continuidade dos estudos na área acadêmica também. "Temos na UFT um Mestrado em Química (em Gurupi) e também o Mestrado em Ensino de Ciências (em Araguaína), que inclui Química, Biologia, Física e Matemática. Ou seja, há diversas opções para que o acadêmico possa continuar estudando e se aprimorando, tanto na UFT ou em qualquer outro programa de pós-graduação em outras universidades", diz.

Mais de 80 litros de álcool em gel e álcool líquido foram produzidos pelo Laboratório de Química do curso em Araguaína (Foto: Divulgação)Mais de 80 litros de álcool em gel e álcool líquido foram produzidos pelo Laboratório de Química do curso em Araguaína (Foto: Divulgação)Enfrentamento da pandemia

Uma das ações práticas da profissão e do curso na UFT e que foi bem notada na sociedade neste ano de pandemia da Covid-19, distanciamento social e preocupação com a questão sanitária foi a produção de álcool em gel e álcool líquido. Professores, técnicos e acadêmicos do curso em Araguaína se mobilizaram e produziram os insumos para serem usados na Casa do Idoso de Araguaína, Abrigo dos Velhos Cantinho do Vovô, Unidade Socioeducativa de Semiliberdade, Casa de Prisão Provisória de Araguaína, Hospital da EMVZ, e setores do Câmpus da UFT em Araguaína (Unidades EMVZ e Cimba). A produção foi pauta de diversas reportagens (como esta da afiliada Globo no Tocantins).

No Laboratório de Química da UFT a produção de álcool gel 70 °INPM e álcool líquido 80° GL, ambos glicerinados, envolve três professores doutores, uma técnica de laboratório em Química e duas alunas da graduação. "Até o momento, foram produzidos em média 80 litros de etanol líquido glicerinado e 75 kg de álcool gel, os quais foram doados para instituições externas à UFT e setores internos da UFT Câmpus de Araguaína, conforme relação abaixo. Trabalhamos também na otimização dos processos de produção e controle de qualidade das formulações, realizando análises quantitativas por picnometria, espectrofotometria e análises qualitativas por GC-MS", destacou o professor Edenilson Niculau, um dos docentes envolvidos na produção.

Confira, abaixo, algumas imagens cedidas pelo curso sobre esta produção de insumos no combate à Covid-19:

O que faz um profissional da área de Química?

A licenciatura em Química visa a formação de professores para a Educação Básica, observando-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação do professor em nível superior, assim como as Diretrizes Nacionais para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Alicerçado em sólida articulação teórica- interdisciplinar, no trabalho coletivo,  no compromisso social, e na prática reflexiva, o licenciado em Química possui formação para atuação nas mais diversas áreas da Química. (Com colaboração de Silene Lima, acadêmica de Jornalismo em atividade para a disciplina de Estágio Supervisionado I)

marcador(es): Home,PSC,Química,Coronavirus