Página inicial > Últimas Notícias > UFT possui Grupo de Estudos Medievais e Renascentistas para acadêmicos e público externo
PORTO NACIONAL

Por Rosiene Cardozo | Revisão: Samuel Lima | Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 15h54 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 17h32

A tomada de Jerusalém durante a Primeira Cruzada em 1099, de um manuscrito medieval (Autor desconhecido)A tomada de Jerusalém durante a Primeira Cruzada em 1099, de um manuscrito medieval (Autor desconhecido)Você sabia que a UFT, no Câmpus de Porto Nacional, tem um Grupo de Estudos Medievais e Renascentistas (Medium ævum)? O grupo é aberto para público externo e acadêmicos de qualquer curso. As reuniões são realizadas presencialmente para orientação de alunos e também utiliza a Plataforma Google Sala de Aula (Google for Education) para realização de atividades de pesquisa e de ensino e para avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos membros do grupo. Os participantes recebem certificado de 20h expedido ao final de cada semestre.

O grupo é coordenado pelos professores Dirceu Marchini Neto, do curso de Relações Internacionais, e Rodrigo Poreli Moura Bueno, do curso de História. O tema de estudo escolhido para este semestre (2019/2), foi a "Diplomacia Renascentista". Foram feitas leituras e realizados estudos sobre o início da diplomacia nos séculos XIV, XV e XVI, com maior foco na diplomacia da Península Itálica, do Reino Franco e da Península Ibérica, no período citado.

Para o ano de 2020, o tema a ser estudado pelo Medium ævum será "Ordens Militares Medievais e o Movimento de Cruzada". Um dos objetivos do grupo de estudos é estudar e compreender melhor a cultura medieval europeia e como ela está presente em nosso cotidiano, em nossos hábitos e em nossa cultura.