Página inicial > Últimas Notícias > Confira como foi o ato em defesa da educação pública em Araguaína
15M

Confira como foi o ato em defesa da educação pública em Araguaína

Por Daniel dos Santos | Publicado: Quinta, 16 de Mai de 2019, 15h53 | Última atualização em Quinta, 16 de Mai de 2019, 15h55

Nesta quarta-feira, 15 de maio, estudantes do país inteiro participaram de atos em defesa da educação. Os estudantes reivindicam que o bloqueio orçamentário determinado pelo governo federal seja revisto. No caso da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o bloqueio representa 42% do orçamento para custeio, o que pode inviabilizar a continuidade das atividades da instituição em dois meses.

Os atos em Araguaína começaram pela manhã e se estenderam até a noite. Pela manhã, ocorreu um debate acerca dos cortes na educação. O debate teve como objetivo discutir com a comunidade acadêmica e comunidade externa como esses cortes afetam o funcionamento da UFT.

Durante a tarde, ocorreu a “Feira de Ciências e Tecnologias: UFT e IFTO nas praças”. Os alunos e professores da UFT, juntamente com o IFTO, foram para a Praça das Bandeiras fazer exposição dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas em Araguaína. Nesse ato as pesquisas foram apresentadas à comunidade de Araguaína. Após a feira, houve caminhada pelo centro da cidade para expor os impactos que as instituições federais de educação (UFT e IFTO) vêm sofrendo.

O acadêmico João Vitor Ferreira, destaca o orgulho e, defender a sua universidade. “No dia em que a UFT completa 16 anos, mostramos a comunidade tocantinense que a UFT existe e resiste. Ficamos contentes e receber apoio da população e agradecemos aqueles que somaram à nossa luta. É importante que nesse momento a comunidade acadêmica e comunidade externa estejam juntas em busca de melhorias na educação”.

marcador(es): Araguaína