Página inicial > Últimas Notícias > UFT explica impacto financeiro com o corte no orçamento e apresenta medidas

UFT explica impacto financeiro com o corte no orçamento e apresenta medidas

Por Reitoria | Publicado: Quarta, 08 de Mai de 2019, 11h48 | Última atualização em Quarta, 08 de Mai de 2019, 11h50
Comunicado

Tendo em vista o contingenciamento dos recursos para universidades e institutos federais, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), e que o bloqueio desses recursos impacta diretamente no funcionamento da estrutura organizacional, a Universidade Federal do Tocantins informa que serão tomadas medidas de contenção de gastos para tentar reduzir o impacto gerado no orçamento devido ao contingenciamento imposto.

Uma das medidas será a suspensão temporária, por 90 dias, da emissão de editais para concessão de bolsas (tanto da pesquisa quanto da extensão), bem como o contingenciamento de diárias e passagens para toda a Universidade.

No caso específico da UFT, o impacto no orçamento foi da ordem de 42% (o que representa cerca de R$ 18 milhões), o que se traduz, em termos práticos, a uma redução de nossa capacidade para pagamentos das despesas correntes (contas de água, energia, manutenção e segurança, por exemplo) para os próximos dois meses, apenas.

A Universidade informa também que está estudando outras medidas tanto para captação de mais recursos quanto para gerar economia nos itens que compõem o volume de recursos destinados para custeio - despesas correntes.

Todas as medidas serão anunciadas em reuniões que ocorrerão em todos os câmpus, abertas a toda a comunidade universitária (professores, técnicos, estudantes) e comunidade externa para a transparente explicação acerca da situação atual do orçamento da Universidade e também visando traçarmos soluções e medidas para minorar o impacto orçamentário gerado a partir do contingenciamento dos recursos.

A UFT reforça que já vinha implementando medidas de melhoria nas práticas de gestão e modernização de processos relacionadas às despesas de custeio, com redução de gastos em segurança e limpeza (terceirizados), objetivando uma gestão mais eficiente e equilibrada. Também deu início à implantação de uma usina fotovoltaica, para geração de energia elétrica a partir da energia solar, visando a economia e redução da despesa de custeio neste ponto.

O atual contingenciamento dos recursos atinge mais profundamente a estrutura universitária em questões básicas, podendo inclusive inviabilizar o pagamento das despesas correntes, como já citado acima. A Universidade espera uma reversão no contingenciamento dos recursos, sob risco de asfixiamento e interrupção das atividades, tendo em vista a impossibilidade financeira para honrarmos os compromissos demandados pelas despesas correntes.

marcador(es): Reitoria,Comunicado