Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projetos de Extensão

Relações Internacionais no Ensino Médio

Resumo dos objetivos: Este é um projeto de extensão do Curso de Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do Tocantins, cuja proposta é identificar temas atuais de Relações Internacionais, analisá-los a partir de levantamento bibliográfico, organizá-los didaticamente e estudá-los com os alunos do Ensino Médio dos Municípios de Porto Nacional e de Palmas-TO. A Abordagem das Relações Internacionais nas escolas é justificada pela presença constante de assuntos ligados à área na imprensa, pela relevância de incluir temas contemporâneos no Ensino Médio e pelo auxílio dado às disciplinas de humanidades dos colégios na abordagem de conteúdos atuais, presentes no ENEM e em vestibulares. As palestras nas escolas serão proferidas por docentes, com a participação de alunos interessados atuando como 'professores' e 'embaixadores' do curso de R.I., visando: identificar as temáticas de R.I. presentes no cotidiano da sociedade; estimular o conhecimento de alunos de Ensino Médio à temática das relações internacionais e da ação internacional brasileira; incentivar os estudantes a prestar a seleção para o curso; cumprir a missão institucional da UFT; garantir maior informação aos possíveis ingressantes sobre o conteúdo do curso de R.I., considerando a necessidade de escolha precoce da carreira a ser seguida pelos alunos. Todos esses são pontos exposto no REUNI da UFT. O conteúdo das aulas deverá estar em consonância com aquele apresentado pelas diversas disciplinas relacionadas ao tema das relações internacionais, com foco em temas da atualidade e que estejam próximos da realidade local, em especial na atuação brasileira nas áreas de meio ambiente e direitos humanos.

Coordenador: Prof. Dr. Dirceu Marchini Neto
Link: http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=248613
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

CineLAERI

Resumo dos objetivos:

  • Analisar por meio de filmes e documentários as categorias de análise das relações internacionais explicitando territórios, regiões, questões políticas e econômicas que facilitam ou interferem no mundo global.
  • Compreender especificamente as guerras, suas questões geopolíticas e impactos nas Relações Internacionais;
  • Estudar os conceitos de fronteira e regionalismo investigando o nascimento e o potencial de blocos históricos de poder. 

 

Coordenador: Fabiana Scoleso
Link: http://sigproj1.mec.gov.br/projetos/imprimir.php?modalidade=0&projeto_id=248687&local=home&modo=1&original=1
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Projeto de Extensão Acampamento Dom Celso

Resumo dos objetivos:

  • Trabalhar com os acampados do Dom Celso questões relativas a formação política, Educação para crianças, jovens e adultos, além dos princípios agroecológicos defendidos pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); Desenvolver ações pedagógicas horizontalizadas tendo como aporte teórico e metodológico a pedagogia freiriana; Contribuir nas atividades e encontros do acampamento com assentamentos e discutir a Reforma Agrária, Conflitos e Territórios.

Coordenador: Fabiana Scoleso
Link:
E-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página