Página inicial > Palmas > Laboratórios Palmas > Laboratórios de Saúde > Programa de Doação de Corpos

Programa de Doação de Corpos

Um Programa de Doação de Corpos é um programa no qual os indivíduos doam seus corpos após a morte para fins de pesquisa científica, educação médica ou treinamento de profissionais da área da saúde. A maioria das universidades brasileiras possui déficit de corpos para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para solucionar essa questão, vários países e algumas universidades brasileiras implementaram programas de doação voluntária de corpos. Seguindo esses modelos, professores, técnicos e discentes da UFT elaboraram o Programa de Doação de Corpos e/ou Órgãos da UFT, cujo slogan é “Doar é um ato de ressignificar a vida”.

Aprovado pelo Conselho Diretor do Campus de Palmas no dia 10 de junho de 2019, o Programa de Doação de Corpos e/ou Órgãos da UFT é o primeiro cadastrado no Tocantins e na região Norte e tem como base vários outros projetos exitosos no Brasil e no mundo, seguindo todas as recomendações previstas no Código Civil, nas formas das Leis 8.501/1992, 10.406/2002 e 9.434/97. Além disso, ele leva em consideração que o corpo é o principal instrumento de aprendizado científico e treinamento para os futuros profissionais da saúde.

O que é doar o corpo? Significa que após o falecimento, o seu corpo não será enterrado nem cremado, mas ficará no nosso laboratório de Anatomia, será estudado pelos nossos alunos de graduação e pós-graduação com todo o respeito devido, com isso aperfeiçoaremos a qualidade do nosso ensino e dos futuros profissionais.

Alguma lei ampara a doação de corpo? Para não putrefar ou degenerar, são utilizadas substâncias químicas a base de glicerina ou formol, que conservam e mantém o corpo em condições ideais e seguras de manuseio. Sim, de acordo com o Artigo 14 da Lei 010.406-2002 do Código Civil brasileiro: “é válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte para depois da morte. O ato de disposição pode ser livremente revogado a qualquer tempo”. Existe, também, a Lei Nº 8501 publicada no dia 30 de dezembro de 1992 que dispõe sobre a utilização de cadáver não reclamado, para fins de estudos ou pesquisas científicas e dá outras providências.

O que é necessário para doar um corpo? Ter 18 anos completos e o interesse em ser um doador. Se for menor de 18 anos precisará do consentimento dos responsáveis legais.

Existem gastos para o doador e sua família? Não existem gastos para o doador nem para seus familiares, apenas se a família decidir fazer o velório, antes da doação (o que não impede que após as homenagens o corpo seja doado). Os custos desse deverão ser pagos para a agência funerária contratada.

Pode-se doar órgãos para transplante e meu corpo para estudo anatômico? Sim. A doação de órgãos para transplante será realizada anteriormente, assim que constatado o óbito e será utilizado para salvar vidas. Os órgãos e estruturas não doadas para transplante serão encaminhados para a Universidade Federal do Tocantins, depois de ser realizado o velório, e serão utilizadas para o conhecimento, a aprendizagem dos futuros profissionais.

Os familiares terão acesso ao corpo? Não. O acesso é permitido apenas aos alunos, professores e técnicos do laboratório do departamento de Anatomia.

Algum tipo de doença ou idade impedem de ser doador? Não há contraindicações para doações.

Receberei alguma recompensa por doar meu corpo? Não há recompensa financeira, pois está estabelecido em lei. Porém, seu gesto de doar permitirá o treinamento de profissionais da área da saúde.

Como posso doar meu corpo?

Se você deseja efetivar a sua doação, preencha o termo de doação abaixo e considere as seguintes instruções:

Link para o formulário de Doação de Corpos

Doação voluntária (Corpo Inteiro) Doação Voluntária (Representante legal)

Doação de órgãos removidos cirurgicamente  Doação voluntária (órgãos) Doação de natimorto

Registro em Cartório ou conferência realizada por um servidor da UFT membro do Programa de Doação de Corpos e/ou Órgãos Duas cópias (Uma para a instituição e outra para a família/doador) O termo de doação deverá ser preenchido e devolvido através de uma das seguintes formas: E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Pessoalmente;

Coordenador: Prof. Drª Gabriela Ortega Coelho Thomazi

# Nome Função E-mail