Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Palmas > Infraestrutura
Início do conteúdo da página

Infraestrutura

Instalações Gerais

Os espaços físicos utilizados no Campus de Palmas estão distribuídos em Blocos de salas de aulas, de laboratórios, Administrativo e a Estação Experimental.

Os Blocos A, B, C, D, E, F, G, H, I são blocos exclusivos para salas de aulas teóricas.

No Bloco I, existem salas de aulas específicas para o Curso de Arquitetura e Urbanismo, Sindicato dos Técnicos Administrativo.

No Bloco II, localizam-se a, Setor de Patrimônio, Salas de Professores, Sindicato dos Docentes, sala de reunião e Laboratórios de Ensino.

No Bloco III, Localiza-se os Laboratórios de Informática, Salas dos PETs, Coordenações e salas de aula dos Mestrados e dois Auditórios.

O Bloco IV é a administração superior da UFT (Reitoria, Pró-Reitorias) e sua edificação apresenta uma área construída de aproximadamente 2.817m2.

No Bloco Bala, localiza-se, a Secretária Acadêmica, Recursos Humanos do Campus de Palmas, Coordenações de Cursos, Laboratório de informática, almoxarifado, Oficina de Informática, Protocolo, Sala de videoconferência e salas de professores.

O Bloco BALA 2 estão a parte administrativa da Direção do campus, com a Direção e as coordenações de curso.

O prédio CUICA, localiza-se o Auditório Central da UFT, com capacidade para 458 pessoas.

Nos Lab I, II e III, localizam-se os Laboratórios específicos da área de saúde, onde são ministradas as aulas praticas.

A Estação Experimental é o local onde desenvolvem-se pesquisas que necessitem de maior área (experimentos de campo), e abriga também laboratórios que ministram aulas praticas.

O prédio da Biblioteca Central da UFT entrou em operação em março de 2011 com a transferência do acervo do seu antigo espaço (bloco I), para o novo prédio.

Foi entregue em 2011 o prédio da Rádio Universitária, que, no entanto, ainda não está em funcionamento.

Estão em fase de construção, um Complexo de laboratórios, com 5 prédios, para atender os vários cursos do Campus de Palmas.

Está em fase de construção o Restaurante Universitário – RU do Campus de Palmas.

Espaço físico

Os espaços físicos estão de acordo ao número de usuários e ao tipo de atividade proposta para cada ambiente específico.

Todas as instalações possuem condições satisfatórias referentes à acústica, iluminação e ventilação. A maioria possui iluminação natural e artificial, climatização por ar-condicionado ou ventiladores, mobiliário em quantidades suficientes.

A limpeza e conservação são feitas por equipe de limpeza terceirizada. Quanto à manutenção preventiva e corretiva dos prédios são contratados empresas conforme a necessidade e o tipo de serviço, em alguns caso são resolvidos por funcionários da empresa terceirizada ou por funcionários do quadro efetivo da instituição.

Salas de aula

A UFT, no Campus de Palmas, dispõe de 72 salas de aula de variados tamanhos para atender os diversos perfis de disciplinas dos cursos oferecidos, todas equipadas com TV LCD 42 polegadas com entrada e cabos para computador. Os elementos construtivos possibilitam a utilização de iluminação e ventilação de forma reversível entre a natural e a artificial, uma vez que a maioria possui janelas bem dimensionadas e

Instalações administrativas

O campus de palmas possui aproximadamente 70 salas administrativas, que são organizadas de forma a oferecer boas condições de trabalho ao corpo técnico que desenvolve atividades de direção, administração, secretaria das coordenações, secretaria acadêmica, recursos humanos, protocolo, almoxarifado, dentre outras. Todas equipadas com cerca 170 computadores e impressoras centrais, que possibilitam o desenvolvimento de variadas tarefas.

mencionadas assim como favorece a logística no atendimento ao público.

Instalações para docentes (salas de professores, salas de reuniões e gabinetes de trabalho)

A UFT destina para os professores salas individuais e coletivas. As salas individuais são destinadas a professores com dedicação exclusiva que coordenam laboratórios para atividades didático-pedagógicas práticas e pesquisas. Estas salas estão listadas e descritas em conjunto com os laboratórios aos quais estão ligadas. As salas coletivas destinam-se a reuniões e programação de atividades, pesquisas, montagem de aulas. Compõem-se de um laboratório de informática, 01 sala de reuniões e 28 Salas de Apoio Docente.

Os docentes têm a sua disposição, nos blocos II e Bala, uma sala de apoio, com computador e internet via cabo e via wireless onde o professor pode conectar seu notebook na rede, sendo o local climatizado.

Infraestrutura de segurança

A Universidade mantém convênio para serviço de segurança e vigilância interna e externa. Por ser uma universidade pública é difícil vetar a entrada de qualquer pessoa em seu horário de funcionamento, sendo que isso dificulta uma excelente segurança aos nossos alunos e funcionários.

A UFT dispõe de uma Coordenação de Patrimônio originalmente composta com a função básica de zelar pelo patrimônio da instituição, responsabilizando-se pela manutenção e conservação das instalações físicas e de equipamentos, imobilização e controle dos bens móveis.

infraestrutura Acadêmica

Curso de Administração

Escritório Modelo de Administração

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Laboratório de Arquitetura

Laboratório Audiovisual

Laboratório de Conforto Ambiental

Curso de Ciência da Computação

Laboratório de Hardware

Labin 09, 11, 12 e 13

Núcleo de Desenvolvimento de Software

Curso de Ciências Econômicas

Escritório Modelo de Economia

Curso de Comunicação Social

Laboratório de Fotografia

Laboratório de Radio

Laboratório de Redação

Laboratório de Vídeo

Curso de Direito

Núcleo de Praticas Jurídicas

Escritório Modelo do Fórum Estadual

Escritório Modelo da Justiça Federal

Curso de Engenharia de Alimentos

Laboratório de Analise Sensorial

Laboratório de Frutas e Hortaliças

Laboratório de Sistema de Produção de Energia de Fontes Renováveis – LASPER

Laboratório de Microbiologia e Bioprocessos

Laboratório de Tecnologia de Amilaceos e Panificação

Laboratório de Tecnologia de Leites e Derivados

Curso de Engenharia Ambiental

Laboratório de Caracterização e Impactos Ambientais

Laboratório de Biotecnologia

Laboratório de Geologia

Laboratório de Geoprocessamento

Laboratório de Ecologia

Laboratório de Hidrobiologia

Laboratório de Hidrologia

Laboratório de Meteorologia e Climatologia

Laboratório de Microbiologia Ambiental

Laboratório de Processos de Separação de Biomoléculas e Desidratação – LAPSDEA

Laboratório de Química

Laboratório de Saneamento Ambiental

Curso de Medicina

Enfermaria Modelo

Laboratório de Anatomia Humana

Laboratório de Anatomia Patológica

Laboratório de Biofísica

Laboratório de Farmacologia e Patologia Clinica

Laboratório de Bioquímica, Imunologia e Genética – LABIG

Laboratório de Citologia e Histologia e Patologia

Laboratório de Cultura de Células

Laboratório de Epidemiologia

Laboratório de Microbiologia e Parasitologia

Laboratório de Multi Usuário

Laboratório de Técnicas de Saúde

Laboratório de Técnica Cirúrgica

Sala de Expurgo

Curso de Pedagogia

Núcleo Interdisciplinar de Educação em Direitos Humanos

Biblioteca

A Universidade Federal do Tocantins conta com uma Biblioteca no Campus Universitário de Palmas que atende aos 17 cursos de graduação oferecidos, ao corpo de funcionários técnicos administrativos, professores e a programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A biblioteca tem como finalidade oferecer apoio aos programas acadêmicos da UFT por meio de serviços e produtos que forneçam suporte para pesquisas acadêmicas.

A biblioteca como parte integrante do desenvolvimento da aprendizagem e como centro de informações incentiva e assessora tecnicamente o corpo docente e discente quanto a utilização do acervo bibliográfico e dos recursos informacionais existentes.

Espaço físico:

Área de 550,20m2

1° pavimento 398,20m2

2° pavimento: 152m 2

A biblioteca da UFT/CUP esta dividida em dois pavimentos:

  • 1° pavimento: acervo geral, expositor de novas aquisições (livros e periódicos), jornais para consulta local, sala de estudos, balcão de atendimento, guarda volumes, sala de coordenação, sala de aquisição de materiais, sala de processamento técnico.
  • 2° pavimento: sala de leitura coletiva, sala de estudo com cabines para estudos individuais, sala com materiais especiais (fitas de video-VHS e armário com CDs-Rom), estantes com monografias, dissertações e teses, seção de periódicos.

Acervo das bibliotecas/2010

Título: 20.679

Exemplar: 61.382

Fim do conteúdo da página