Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Palmas > Laboratórios Palmas > Laboratórios de Informática > Laboratório de Banco de Dados e Engenharia de Software
Início do conteúdo da página

Laboratório de Banco de Dados e Engenharia de Software

As atividades desenvolvidas no Laboratório de Banco de Dados e Engenharia de Software (LBDES) estão relacionadas com as linhas de pesquisa em banco de dados, engenharia de software e sistemas de informação. O laboratório é voltado para o estudo, avaliação e definição de novas tecnologias aplicando as metodologias, técnicas, ferramentas e aplicações para a produção de tecnologias inovadoras para o desenvolvimento da ciência da computação.

Na área de banco de dados são pesquisadas as melhorias nos sistemas gerenciadores de bancos de dados, com foco na estrutura de armazenamento estruturado, semi-estruturado e não estruturado buscando eficiência na analise dos dados e informações para a produção de conhecimento, em especial, em aplicações que envolvem o uso de grandes volumes de dados no contexto da agricultura, educação, engenharia, indústria, meio ambiente e saúde a partir das tecnologias 4.0. As principais temáticas de trabalho são Big Data, NoSql, Business Intelligence, Data Warehouse, Indexação e Recuperação de Dados, Data Provenance, Dados Multimídia e Dados Geográficos.

Ná área de engenharia de engenharia de software são pesquisados os métodos e ferramentas para a especificação, desenvolvimento, manutenção e criação de software, com a aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos visando organização, produtividade e qualidade. As tecnologias e práticas desenvolvidas no laboratório englobam linguagens de programação, banco de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões de projeto de software, processo de software e qualidade de software. As principais temáticas de trabalho são Arquitetura de Software, Engenharia de Software Experimental, Interface Homem-Máquina, Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação e Sistemas de Informações Geográficas.

É importante destacar que as atividades são desenvolvidas no contexto das tecnologias sociais e assistivas, incorporando todo o produto, método, processo ou técnica criado para solucionar algum tipo de problema social, atendendo quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e impacto social. As atividades são nortadas pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas

Fim do conteúdo da página