Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Matemática (Arraias) > Mais > Laboratório de Ensino de Matemática - LEM/Arraias
Início do conteúdo da página

Laboratório de Ensino de Matemática - LEM/Arraias

Foto: Divulgação LEMO Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) no âmbito da formação inicial de professores é um espaço físico tanto para o armazenamento de recursos didáticos quanto para agregar ações voltadas para a criação, experimentação e avaliação de situações didáticas.

A implementação de um Laboratório de Ensino de Matemática parte do pressuposto de que, assim como em outras profissões (como a de médico, de mecânico etc.), o professor precisa ter ao seu dispor um ambiente equipado com instrumentos (recursos didáticos) acessíveis a qualquer tempo durante o processo de ensino e aprendizagem (LORENZATO, 2006). Do contrário, por melhor que seja sua formação, terá muitas dificuldades na prática de seu ofício, principalmente quando se deparar com situações em que o aluno tiver dificuldades de compreensão de determinados conceitos.

O Laboratório da UFT desenvolve um trabalho articulado com diferentes disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática, assim como outras disciplinas de cursos diferentes como Pedagogia e Educação do Campo. Contudo, uma das maiores contribuições para a formação do professor repousa na articulação dos conhecimentos didático-matemáticos com a realidade da Educação Básica, ou seja, o local de trabalho deste profissional em formação. 

Fonte: KHIDIR, K. S. ; RODRIGUES, R. F. ; SILVA, W. M. . Laboratório de Educação Matemática: Ensino e pesquisa mediados pela extensão. 2012.

 

Acompanhe nossas redes sociais

Instagram: @lemuft

Facebook: https://www.facebook.com/LEMUF

 

Fim do conteúdo da página