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Histórico

O Curso de Licenciatura Plena em Matemática no Câmpus de Arraias  foi oferecido, inicialmente, pela Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS, criado pelo Decreto no 252/90, de 21.02.1990, em conformidade com o disposto na lei no 136/90, de 21.02.1990. Este Curso foi criado pela Resolução UNITINS/CODIR/N0018/94 de 14/10/1994, tendo seu início em março de 1995.

A autorização e reconhecimento do Curso foram efetivados pelo Decreto Nº 788, de 08/06/99 no D.O.E. Nº 812 e a sua renovação de reconhecimento concedida pelo Decreto Nº 1.783, de 16/06/03 no D.O.E. Nº 1.463. Em 23 de outubro de 2000, com a lei Nº 10.032, criou-se a Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Em 17 de abril de 2001, a Portaria Ministerial Nº 717 designou os membros da Comissão de Implantação da UFT, sediada no Município de Palmas, sendo uma fundação pública, com autonomia administrativa, patrimonial, financeira e didático-científica.

O processo de implantação da UFT desencadeou uma série de ações, dentre elas a necessidade e urgência de estabelecer uma política de adequação do Sistema Estadual de Educação Superior, do qual a UNITINS é integrante, ao Sistema Federal. Dentro dessa política de adequação todos os câmpus e cursos da UNITINS, com exceção o de Palmas, foram assumidos pela UFT, dentre eles o Curso de Matemática de Arraias.

Por meio do processo de consolidação da Universidade, nos meses de abril a julho de 2008, novos professores tomaram posse, o que propiciou o desencadeamento da reformulação do PPC, com vistas a adequar o curso às necessidades e demandas da formação de professores da Educação Básica. Assim, o Curso de Licenciatura em Matemática busca desenvolver-se de acordo com as diretrizes legais e com os princípios dos cursos das demais Instituições de Ensino Superior (IES) do país.

Desde sua criação, o Curso de Licenciatura em Matemática do câmpus de Arraias passa por um processo de mudanças, principalmente em termos de criação de recursos didáticos, que visa oferecer mais qualidade no ensino. 

No segundo semestre de 2008, fora criado o Laboratório de Ensino de Matemática (LEMAT), em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de Matemática tanto na modalidade de Bacharelado quanto na de Licenciatura. O LEMAT fora criado como um programa de extensão, uma construção coletiva dos professores do Curso de Licenciatura em Matemática. O programa contou com o apoio do câmpus com espaço e mobiliário necessário para o início das atividades.

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