Apresentação

O curso de Especialização em Engenharia de Segurança de Trabalho e Meio Ambiente foi concebido para suprir o mercado com profissionais capazes de atuar no setor produtivo, potencializando a geração de riquezas, observando os princípios e normas de preservação da vida e da saúde do trabalhador O curso capacita o profissional para atuar em empresas que atendam, ou que objetivam atender, aos requisitos legais de certificação em meio ambiente, qualidade, responsabilidade social e segurança do trabalho, através do desenvolvimento de competências que agreguem valor aos negócios.

Justificativa

Após liderar por anos o ranking de países campeões em acidentes de trabalho, o Brasil vem trabalhando para reduzir esses índices através da intervenção de profissionais especializados na prevenção de acidentes no ambiente industrial, na construção civil, no agronegócio e em outros campos de trabalho, preparados para o enfrentamento desse desafio.

Engenharia de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente é vista tradicionalmente como uma atividade voltada para o ambiente interno das empresas, visando a preservar as condições de integridade física e mental dos trabalhadores. A presença dos profissionais de segurança do trabalho nas empresas é regulamentado por lei.

Garantir segurança, no entanto, deixou de ser vista apenas como obrigação para as empresas e para o governo: é condição para que as primeiras obtenham margens de lucro maiores e o segundo consiga materializar os princípios da economicidade e da responsabilidade pública, nas esferas federal, estadual e municipal.

Outro aspecto da maior relevância é o crescimento da consciência dos direitos de cidadania e dos direitos específicos dos trabalhadores, que conduz à exigência de ambientes seguros e saudáveis e, assim, à busca da formação de profissionais qualificados em segurança do trabalho.

Considerando que toda empresa deve se preocupar com a segurança e a saúde do trabalhador e atuar de forma preventiva nas ações a elas ligadas, bem como, frente à necessidade de formação de profissionais que sejam capazes de rastrear, diagnosticar e minimizar as situações de risco à saúde e a segurança do trabalhador, justifica-se a presente oferta da Universidade Federal do Tocantins – UFT, Câmpus Gurupi, através deste curso de Especialização em Engenharia de Segurança de Trabalho e Meio Ambiente.

A proposta dessa Especialização é suprir o mercado com profissionais capazes de atuar no setor produtivo, potencializando a geração de riquezas, observando os princípios e normas de preservação da vida e da saúde do trabalhador.

Geral

Objetivo Geral:

• Aliar experiências práticas ao sólido embasamento teórico para complementar a formação de profissionais que serão capazes de:

Objetivos Específicos:

• Compreender questões ambientais do ar, água, solo e resíduos; estudar a legislação vigente; desenvolver estudos sobre o planejamento e analisar sistemas de controle da produção ambiental;
  • Atuar em equipes multiprofissionais de Sistemas de Gestão Integrados (SGI) de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional e Responsabilidade Social no âmbito empresarial;
  • Capacitar os participantes a promover mudanças empresariais através do gerenciamento de sistemas de gestão integrados nas diferentes organizações.
  • Exercer atividades no esniso superior relacionadas à Segurança e Meio Ambiente.

Público-alvo

Profissionais graduados formalmente em Engenharia em qualquer modalidade ou curso de Arquitetura, que busquem oportunidades trabalho e ampliação de conhecimentos, metodologias e ações voltadas para melhorias nas condições de segurança e saúde dos trabalhadores nos mais diversos ambientes laborais.

Coordenador:

• Saulo Boldrini Gonçalves