Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estrutura Curricular

Disciplinas


N. DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Presencial Semipresencial Prática
1

Introdução à engenharia de segurança do trabalho

16 8 24
2

Direito do trabalho

16 8 24
3

Legislação e Normas técnicas

16 8 24
4

Higiene e saúde do trabalho: O ambiente e as doenças do trabalho

16 8 24
5

Ergonomia

16 8 24
6

Gerência de riscos

16 8 24
7

Prevenção e controle de riscos em equipamentos e em instalações

16 8 24
8

Proteção contra incêndio e explosões

16 8 24
9

Proteção do meio ambiente

16 8 24
10

Psicologia na engenharia de segurança, comunicação e treinamento

16 8 24
11

Administração e estatística aplicada a engenharia de segurança

16 8 24
12

Segurança no trabalho em unidades de armazenamento de grãos

16 8 24
13

Segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados

16 8 24
14

Metodologia da pesquisa em campo e Prática na elaboração de laudos e perícias em engenharia de segurança

16 32 48
15

Seminário de socialização dos TCC’s

40 20 60
TOTAL 420 Horas Aulas

 

 

Ementas

Disciplina: Introdução à engenharia de segurança do trabalho

Ementa: Evolução da engenharia de segurança do trabalho; Aspectos econômicos, humanos e sociais; A história do prevencionismo; Entidades públicas e privadas; Acidentes: conceituação e classificação; Causas de acidentes: fator pessoal de insegurança, ato inseguro, condição ambiente de insegurança; Normas regulamentadoras. O papel do engenheiro de segurança na sociedade.


Disciplina: Direito do Trabalho

Ementa: História e Direito do Trabalho. Introdução ao Direito do Trabalho. Princípios Relativos ao Capital e Trabalho. Contrato Individual de Trabalho. Sujeitos do Contrato: empregado. Sujeitos do Contrato: empregador. Duração do Trabalho. Remuneração. Alteração, Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho. Garantias de Emprego. Extinção do Contrato de Trabalho. Noções de Processo do Trabalho. Noções de Infortunística e Segurança do Trabalho.


Disciplina: Legislação e Normas técnicas

Ementa: Introdução a legislação e normas técnicas; Processo de formação de lei; Segurança do trabalho no Brasil; Portaria nº 3214 de 8 de junho de 1978; Portaria nº 3067 de 12 de abril de 1988; Portaria nº 202 de 22 de dezembro de 2006; Consolidação das leis do trabalho – CLT; Legislação acidentária e previdenciária; Organização internacional do trabalho – OIT; Atribuições do engenheiro de segurança do trabalho.


Disciplina: Higiene e saúde do trabalho: o ambiente e as doenças do trabalho

Ementa: Introdução à Higiene e Saúde do Trabalhador: aspectos históricos, conceitos importantes para entendimento da temática e atuação profissional. Acidentes de trabalho: definições, estáticas e custos, tipos de acidentes, riscos ambientais e medidas de prevenção. Normas Regulamentadoras: Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho- SESMT (NR 4), Comissão Interna de Prevenção a Acidentes- CIPA (NR 5), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional- PCMSO (NR 7). Doenças relacionadas ao trabalho: processo saúde-doença no ambiente de trabalho, vigilância em saúde (notificação), caracterização das doenças ocupacionais, agentes causadores de doenças ocupacionais, principais doenças ocupacionais: PAIR, LER/Dort, pneumoconioses, dermatose ocupacional, hipertensão e doenças cardíacas.


Disciplina: Ergonomia

Ementa: Introdução ao estudo de ergonomia; NR 17; Antropometria aplicada; Biomecância ocupacional; Fatores humanos do trabalho; Fatores ambientais, ruído, conforto térmico, vibração e luminosidade; Organização do trabalho.


Disciplina: Gerência de riscos

Ementa: Conceitos, teóricos e práticos do gerenciamento de riscos; Responsabilidades e capacitação para a análise de perdas e custos de acidentes; Identificação de riscos; Confiabilidade de sistemas; Controle total de perdas; Técnicas de identificação e análises de riscos. Confecção de mapas de riscos. Gestão integrada de normas de qualidade (ISO 9001), meio ambiente (ISO 14001) e saúde e segurança (OHSAS 18001).


Disciplina:Prevenção e controle de riscos em equipamentos e em instalações

Ementa: Teoria e prática da aplicação de conceitos e da importância da prevenção e do controle dos riscos envolvidos com o manejo e a utilização de máquinas e equipamentos; Agentes físicos, químicos e biológicos; Programa de Prevenção e Riscos Ambientais-PPRA (NR 09); Segurança em instalações e serviços em eletricidade (NR 10); Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção-PCMAT (NR 18);


Disciplina:Proteção contra incêncio e explosões

Ementa: Considerações iniciais sobre incêndios e explosões; Agentes físicos e químicos de incêndio; Sistemas de Alarme e Detecção. Agentes Extintores. Sistemas Fixos e Equipamentos de Combate a Incêndios. Rede de Hidrantes. Equipamentos de Combate de Incêndio. Explosivos: Conceituação e Identificação. Técnicas Inspeção e Análise de Causas de Incêndio e Explosões. Inspeções Oficiais: Órgãos Públicos e seguradora. Planos de Evacuação. Legislação e Normas Relativas à Proteção Contra Incêndios e Explosivos.


Disciplina:Proteção do meio ambiente

Ementa: Conceitos e aplicações sobre ecologia e legislação ambiental, técnicas de análise, prevenção e controle de riscos do trabalhador exposto a poluição do ar, água e do manejo de resíduos sólidos; Fatores Ambientais, meio físico, meio biótico, meio sócio/econômico e qualidade ambiental; Estudo de Implacto Ambiental (EIA); Relatório de Impacto Ambiental (RIMA); Critérios de avaliação e controle de poluentes; Parâmetros de qualidade da água; Resíduos sólidos; Saneamento ambiental; Sistema de Gestão Ambiental (SGA).


Disciplina:Psicologia na engenharia de segurança, comunicação e treinamento

Ementa: Conceito de psicologia na engenharia do trabalho: comunicação e treinamento; Formação da personalidade; Formação de valores; Traços de caráter; Estresse no trabalho e seus significados; Fatores geradores de estresse; O bom estresse – adrenalina; O estresse danoso – “somação”; Sintomas prenunciadores; O ponto-da-não; Burnout; Formação da vida mental; Inteligência emocional; Equilíbrio neuropsicológico e qualidade de vida.


Disciplina:Administração e estatística aplicada a engenharia de segurança

Ementa: Conceito e importância da administração na segurança do trabalho; Fases do processo evolutivo da administração; Principios básicos da administração; Elementos da política de segurança do trabalho; Funções administrativas: planejar, organinar, liderar e controlar; Administração e Normas Regulamentadoras; Organização dos serviços especializados de Engenharia de Segurança do Trabalho; Elaboração orçamentária de programa de Engenharia de Segurança do Trabalho; Análise de custos relativos aos acidentes de trabalho. Conceitos básicos de estatística. Números índices e indicadores de segurança do trabalho utilizados. Técnicas de Amostragem. Apresentação de tabelas e gráficos estatísticos. Distribuição de frequência e variáveis utilizadas. Medidas de tendência central. Medidas separatrizes. Medidas de dispersão. Medidas de assimetria e Probabilidade.


Disciplina: Segurança no trabalho em unidades de armazenamento de grãos

Ementa: Conceito e importância da segurança nas unidades de armazenamento de grãos. Medidas de segurança para o trabalho dos funcionários em transporte, armazenamento e manuseio de materiais e cargas (NR 11). Principais causas de acidentes nas unidades de armazenamento de grãos. Programa de prevenção e riscos ambientais no armazenamento de grãos (NR 9). Segurança no armazenamento de grãos em espaços confinados (NR 33).


Disciplina: Segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados

Ementa: Higiene ocupacional nas empresas de abate e processamento de carnes e derivados; Programas de Prevenção dos Riscos Ambientais e de Controle Médico de Saúde Ocupacional; Equipamento de Proteção Individual EPI (NR 6). Atividades de Operações Insalubres (NR15). Segurança no trabalho em máquinas e Equipamentos (NR-12). Trabalho em Espaços Confinados (NR 33). Trabalho em Altura (NR 35). Segurança e Saúde no Trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados (NR 36).


Disciplina: Metodologia da pesquisa em campo e Prática na elaboração de laudos e perícias em engenharia de segurança

Ementa: Perícias. Demandas da Justiça Civil, Trabalhista, Federal e Previdenciária. Ética e deveres do perito. Código do processo civil: atuação do perito oficial, do juiz e dos assistentes técnicos. Preparação via processo. Realização da perícia. Portaria 3311/89 MTE. Elaboração do laudo pericial. LTCAT, PPRA e PPP. Normas Regulamentadoras Regulamentadoras.


Disciplina: Seminário de socialização dos TCC’s

Ementa: Elaboração do Trabalho de conclusão de curso pautado nas Normas da especialização, utilizando conhecimentos teóricos, metodológicos e éticos sob orientação docente. Compreensão dos procedimentos científicos a partir de um estudo de um problema de segurança do trabalho; desenvolvimento de habilidades relativas às diferentes etapas do processo de pesquisa; aplicação de um protocolo de pesquisa; elaboração e apresentação do relatório de pesquisa.


Fim do conteúdo da página