Página inicial > Últimas Notícias > UFT completa um ano de implantação do SEI

UFT completa um ano de implantação do SEI

Escrito por Glenda Barros | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Martes, 28 Marzo 2023 17:50 | Última actualización: Martes, 28 Marzo 2023 17:50

Neste mês de março, a Universidade Federal do Tocantins completou um ano de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Instituído pela Portaria Normativa n° 01/2022, seus principais objetivos são a otimização dos processos administrativos com a transferência da gestão de documentos para o ambiente virtual.

''No início, o sistema foi recebido com certa resistência, mas após a oferta dos treinamentos, as pessoas foram aprendendo a manuseá-lo e internalizando as primeiras funcionalidades. Hoje, como usuário do sistema e membro da Equipe de Gestores do SEI no Câmpus de Porto Nacional, posso dizer que esse sistema está sendo utilizado amplamente e com certa facilidade pelos técnicos-administrativos e docentes. Para mim, foi um grande avanço. Além da grande redução de custo no uso de papel, o SEI trouxe transparência e agilidade na tramitação de processos'', comenta Ivan Vaz, coordenador de Planejamento e Administração do Câmpus de Porto Nacional.

''Sem dúvida, o SEI facilitou muito as tramitações de processos, já que não é preciso mais sair da sua unidade, por exemplo, para pegar assinaturas de outros servidores e ganhar pilhas e pilhas de papel nos arquivos. Ainda percebo que alguns colegas têm um pouco de dificuldade de mexer no sistema, até porque nem todos o usam com tanta frequência, mas, no geral, o SEI foi um avanço para a universidade'', pondera Tiago Noronha, assistente administrativo da Superintendência de Comunicação.

Números

Até o mês de fevereiro de 2023, a UFT gerou quase 10 mil processos no SEI. Grande parte deles pela Coordenação de Planejamento e Administração do Câmpus de Palmas (494), o Gabinete (341), as coordenações Financeira de Pessoal (298) e de Administração da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (274) e a Diretoria de Programas de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (232).

Com relação à natureza desses processos, a maioria diz respeito a demandas administrativas e de pessoal, gestão de contratos, registro de certificados e arrecadação e material.

Sobre o SEI

O SEI é um sistema de produção e gestão de documentos e processos eletrônicos desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), cedido gratuitamente à administração pública e escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN). Foi fruto da iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, e tem sido implementado em vários órgãos e entidades das mais variadas esferas administrativas.

Sistema Eletrônico de Informações (SEI) já está em vigor na UFT;

Símbolo de desburocratização da gestão de processos e documentos, o SEI já é realidade na UFT;

Diged promove na terça (15) capacitação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).