Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmicos produzem guia sobre crimes de violência sexual
DIREITO

Acadêmicos produzem guia sobre crimes de violência sexual

Publicado: Martes, 06 Junio 2017 13:48 | Última actualización: Martes, 06 Junio 2017 14:23

Capa do guiaCapa do guiaFoi com o objetivo de trazer informações básicas aos cidadãos sobre os crimes de violência sexual, que estudantes do curso de Direito, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) elaboraram o "Guia de Informações Básicas Sobre Violência Sexual". Na cartilha, o leitor poderá entender melhor sobre o que é a violência sexual, quais os crimes que a caracterizam, as providências que devem ser tomadas em situações e os locais onde se deve denunciar e buscar ajuda.

A cartilha foi produzida durante a disciplina de  Seminários III pelos alunos Eduardo Cadore Castro, Eliakim de Sousa Moraes, Francisco Carlos Aragão Alves, Leandro Ferreira da Silva e Leandro Augusto Soares Oliveira sob a  orientação dos professores Rogério Ferreira Maquezan, Cristiane Roque de Almeida e Nubia Santos. A revisão foi feita Luciana Duailibe e o Projeto Gráfico e a Diagramação de Randolfo Corrêa.

De acordo com o aluno, Eliakim de Sousa Moraes a violência sexual praticada contra qualquer pessoa apresenta causas múltiplas e complexas. "Ela está relacionada com questões sociais, econômicas e culturais e deve ser analisada com cuidado e critério levando em conta as diferentes variáveis para o abuso e a exploração sexual. Além das causas diversas, existem também contextos em que o problema se insere que podem agravá-lo ou dificultar o seu enfrentamento", explica. Para Eliakim é dever da universidade repassar informações como estas para a sociedade. "Esse é um guia simples e de fácil compreensão, voltado a todo tipo de público", disse.

Um dos professores orientadores do trabalho, Rogério Maquezan, ressalta que o guia não tem apenas o intuito de  indicar os caminhos e as medidas a serem tomadas nesses casos, mas o de também prevenir para que eles não aconteçam.  " Seria apenas  remediar o que possa ter acontecido, a cartilha pretende prevenir e alertar sobre possíveis sinais nos casos de violência sexual", explica. Marquezan ressalta ainda que o guia envolve uma interface entre o direito e a área da saúde. "Essa prevenção precisa de um trabalho em conjunto, que implicam em violências físicas, emocionais e legais', conta.

O trabalho começou a ser entregue para a comunidade

No último dia sábado (03), os alunos responsáveis pelo trabalho começaram a distribuir a cartilha. O primeiro local escolhido para a entrega dos exemplares foi o  Serviço de Atenção Especializada à Criança em Situação de Violência (Savi), localizado no Hospital Infantil de Palmas. Na foto abaixo, estão psicólogas e alunos na entrega. O grupo pretende entregar em outros locais da cidade (veja galeria logo mais abaixo). O guia também pode ser visto aqui.

Primeiro local de entrega da cartilha foi no Savi, especializado no atendimento à criança em situação de violência sexual (Foto: Divulgação)Primeiro local de entrega da cartilha foi no Savi, especializado no atendimento à criança em situação de violência sexual (Foto: Divulgação)

Leia outras matérias sobre cartilhas que foram produzidas pelo curso de Direito da UFT:

marcador(es): Palmas,Direito,Home