Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Procedimentos para participar do Sisu

Para se inscrever no Sisu o candidato precisa apenas de seu número de inscrição no Enem e da senha cadastrada no sistema do exame, mas deve ficar atento aos documentos exigidos para a efetivação da matrícula, caso seja selecionado, conforme o Termo de Adesão de cada edição.

A inscrição é gratuita e feita exclusivamente na página do sistema, gerenciada pelo MEC.

Cabe exclusivamente ao candidato certificar-se de que os requisitos estabelecidos pela instituição para concorrer às vagas reservadas ao Sistema de Cotas para Escolas Públicas e ao Sistema de Cotas para Indígenas e Quilombolas sejam cumpridos, sob pena de, caso selecionado, perder o direito à vaga.

Para participar do processo seletivo unificado os candidatos não podem ter zerado na redação do Enem.

Ao se inscrever, o estudante poderá fazer até duas opções de curso, na mesma instituição ou em instituições diferentes.

Durante o período de inscrições o candidato poderá alterar suas opções com base na classificação parcial e nas notas de corte que serão disponibilizadas diariamente para consulta.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

Após a chamada regular do processo seletivo, realizada pelo MEC, é disponibilizada às instituições participantes uma lista de espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas, podendo a instituição, por meio de edital próprio, reclassificar os candidatos e redefinir a forma de seleção.

Para participar da lista de espera na UFT, o candidato deve manifestar o interesse exclusivamente no site do Sisu, conforme edital publicado pela instituição. Esta manifestação é obrigatória somente concorrem às vagas da lista de espera os alunos que manifestarem o interesse no site do Sisu.

Saiba mais na página de perguntas e respostas do Sisu e no Guia de Orientações ao Candidato do Sisu da UFT.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página