Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGCult > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) foi construído a partir de diálogos realizados por professores e professoras no ano de 2014, tendo como objetivo elaborar uma proposta de mestrado interdisciplinar, para atender às demandas da região, especificamente do norte do Tocantins e sua área de influência, que abrange parte dos estados do Pará e Maranhão.

As discussões realizadas pelos\as professores\as foram feitas a partir de grupos de pesquisa, articulados pelos Colegiados de História, Geografia e Letras: Grupo de Estudos História e Cultura (GEHCult); Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Cultura e Política do Tocantins (GEPCult); e Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins (Gesto), tendo em vista uma perspectiva interdisciplinar e também transdisciplinar. Esses grupos também possuíam uma vocação extensionista, dentre outras as quais o programa poderia atuar, que fomentou não somente a discussão teórica para elaboração da proposta do mestrado, mas contribuiu para perceber as demandas da comunidade em relação ao Programa de Pós-Graduação.

A elaboração da proposta a ser submetida a do Avaliação de Proposta de Cursos Novos (APCN) foi realizada por um grupo de trabalho, envolvendo quinze professores dos cursos envolvidos (História, Geografia e Letras), que buscou agregar uma perspectiva interdisciplinar e de aproximação com os problemas e oportunidades estabelecidos numa região de fronteiras geográficas, econômicas e culturais.

Após a aprovação da proposta, em abril de 2015, o Colegiado do PPGCult decidiu lançar a primeira seleção no curso de mestrado, no primeiro semestre de 2015, para ingresso no segundo semestre do mesmo ano. Foram ofertadas 18 vagas, de acordo com a proposta aprovada, sendo duas vagas para Ações Afirmativas (cotas para indígenas e negros/pardos). A seleção de 2016 ampliou a oferta de vagas para Ações Afirmativas para quatro (duas para indígenas e duas para cotas étnico-raciais). Desde a primeira seleção, notamos que o perfil dos candidatos do Programa provém de diferentes áreas, especialmente profissionais do direito, que buscam se qualificar para atuar nas instituições de ensino superior particulares da cidade de Araguaína. Mas o Programa tem atendido também funcionários públicos, professores da educação básica, militares, dentre outros, que buscam uma melhor qualificação.

A primeira qualificação do PPGCult, realizada em agosto de 2016, foi inserida no I Seminário do PPGCult. O Seminário tornou-se uma prática constante nas atividades do Programa e, em 2017, o II Seminário contou com a participação de outros PPGs vinculado à Rede Internorte. Essa Rede foi constituída em 2016 com mais quatro Programas da Região Norte do Brasil, da área interdisciplinar: Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia.  (PDTSA-Unifesspa) de Marabá (PA), O Programa de Pós-Graduação Sociedade e Fronteiras (PPGSOF-UFRR) de Boa Vista Roraima (RR), do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA) de Manaus (AM) e Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA-UFPA) de Bragança (PA).

Em 2018, 2019 e 2020 foram incluídos na Rede Internorte outros programas, como: Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina (Prolam/USP) em São Paulo (SP), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFG); Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo/UFG); Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFG) em Goiânia (GO), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UNB) em Brasília (DF) e Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo/UFU) em Uberlândia (MG), além de interlocuções com programas da própria UFT (PPGL, ProfLetras, ProfHistória, PPGDire). Também contou com docentes especialistas em temáticas acerca de cultura e território que não estavam vinculados aos programas de pós-graduação, estes\estas são oriundos de instituições de ensino superior e da rede básica de ensino. 

No ano de 2017, ocorreram as primeiras defesas de dissertação do PPGCult, procurando atender o período de 24 meses para conclusão do curso de mestrado, conforme orientado pela Capes/Área “Interdisciplinar”. Nesse ano foi feita uma seleção extra, para concretizar a parceria com um programa de formação dos servidores da Universidade Federal do Tocantins, o Quali+, com a oferta de duas vagas no Edital de seleção para aluno regular.

Em 2018, o PPGCult organizou o I Seminário Internacional do Programa, com a participação de conferencistas de outros países, como: a Professora Jutta Gutberlert (Universidade Victoria - Canadá) e o Professor Bapu Vaitla (Universidade Harvard - USA) e de outras instituições nacionais. O Seminário contou com a participação de acadêmicos dos cursos de graduação, de outros cursos de pós-graduação e da comunidade externa. Este evento também permitiu ampliar o diálogo com as comunidades tradicionais, a exemplo dos/as estudantes indígenas e quilombolas (graduação) e a presença dos Griôs da Comunidade Quilombola Dona Juscelina do município de Muricilândia (TO).

Em 2018 o PPGCult constituiu pareceria com a Universidade Federal do Pará - UFPA - e Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - e apresentou projeto no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica da Amazônia (Procad), por meio do Edital Capes 21/2018, essa parceria visa aprimorar e ampliar as interconexões entre programas de instituições da região norte e do estados do Maranhão desta forma a promover a consolidação dos programas de nota 3. As ações estão vinculadas a aprovação para o desenvolvimento do projeto “Economia e cultura dos comuns: práticas e espaços de alternativas de desenvolvimento na região da Amazônia Oriental”, o qual teve início oficial entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019. Este projeto visa ampliar  a interlocução do PPGCult com outros programas de pós-graduação nacionais, especialmente, no caso das parcerias formalizadas, com programas cujos conceitos/avaliações junto a Capes possam, também, contribuir para o desenvolvimento qualitativo e quantitativo do PPGCult em sua estratificação nas avaliações da Capes, por meio da qualificação de docentes e alunos, realização de intercâmbios acadêmico-científicos, fomento a pesquisas e produção científica altamente qualificada, realização de eventos científicos, parcerias e demais atividades/ações decorrentes do projeto. 

Em 2019, inserido no Procad Amazônica com as instituições parceiras Universidade Federal do Pará por meio do Programa de Pós-Graduação em Economia (UFPA – PPGE) e Universidade Federal de Minas Gerais conjuntamente com o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (UFMG – Cedeplar), o PPGCult participou de eventos sobre temas que orientam o Procad. Além disso, eventos realizados na UFPA e na Unifesspa ampliaram a articulação institucional com IES Amazônicas e fomentou a capacitação em nível de pós-doutoramento de quatro docentes.

Desde o seu início, o PPGCult participou ativamente em parceria com comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas), movimentos sociais, campo e/ou cidade, dentre outros segmentos, considerando os imperativos da modernização econômica que atinge o território, particularmente o norte tocantinense, polarizado pela cidade de Araguaína, e o grau de organizações da sociedade civil, a exemplo da Comissão Pastoral da Terra (CPT), para que sua visibilidade e inserção social se tornasse um objetivo central para o Programa. Concomitante a essas ações, o programa também não descuidou da sua atuação/inserção em outras searas, a exemplo dos trabalhos/dissertações de interlocução com as áreas da saúde, da segurança pública, da produção literária local/regional, dos processos de urbanização, dentre outras, que contribuem para capilarizar o programa e integrá-lo as tramas e tecido sociocultural no qual se insere.

A articulação de pesquisadores/as do programa com a Comissão Pastoral da Terra Araguaia/Tocantins (CPT/Araguaia-Tocantins) foi o cerne embrionário do Núcleo de Pesquisa e Extensão de Saberes e Práticas Agroecológicas (Neuza-UFT), iniciado em 2018 com o apoio e financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na Chamada MCTIC/Mapa/MEC/Sead - Casa Civil/CNPq Nº 21/2016 na Linha 1: Criação de Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA).

A partir disso, foi possível a realização de eventos um deles de extensão, realizado em duas etapas, sendo uma etapa acadêmica (na UFT) e outra comunitária (no quilombo Grotão), intituladas I Encontro Regional de Agroecologia e Feira Agroecológica com a Comunidade Ilha Verde, dentro da Semana Nacional do Orgânico, no Instituto Federal do Tocantins/Araguaína, ação efetivada em parceria com o grupo de pesquisa Agroecologia e Cartografia Social (Gepacs), do Câmpus de Tocantinópolis.

Outra ação conjunta (Neuza-UFT e PPGCult) foi a parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) de Araguaína, através do Projeto “Diagnóstico Participativo e Plano de Mitigação dos Projetos de Desenvolvimento Rural na Comunidade Quilombola Grotão” vinculado ao Projeto Ubuntu, viabilizado pela articulação entre OIT/MPT/CPT/Senar-TO/Neuza-UFT. Desta ação se desdobraram 19 eventos de vendas de produtos agroecológicos do quilombo Grotão, no qual o Neuza-UFT esteve na condição de parceiro.

Com a intenção de manter a parceria com as comunidades quilombolas do norte do Tocantins, mesmo durante a pandemia da doença do Coronavírus - COrona VIrus Disease  (Covid-19), o Neuza-UFT elaborou textos e vídeos com informações para divulgar formas de cuidados para evitar o contágio e a proliferação da Covid-19. Além disso, vem apresentando os dados numéricos de casos da pandemia em municípios no Centro Norte do Tocantins, Sudeste do Pará e Sul do Maranhão, disponibilizados nas mídias sociais e nos canais do Youtube do Neuza-UFT e PPGCult.

O Programa vem fortalecendo suas parcerias na construção dialógica de suas disciplinas entre seus pares e com outros programas da instituição, como PPGL, ProfLetras e ProfHistória, sempre em consonância com as deliberações da área interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC).

Em 2019, foi realizado um processo seletivo com enfoque nas ações afirmativas, atendendo solicitações das comunidades indígenas e quilombolas. Logo, quatro vagas foram ofertadas, sendo duas para indígenas e duas para quilombolas, atendendo o povo Akwen-Xerente e Karajá-Xambioá e as comunidades quilombolas: Dona Juscelina (Muricilândia) e Ilha de São Vicente (Araguatins).

Portanto, o PPGCult continua construindo investigações de caráter interdisciplinar, em busca da construção transdisciplinar, já que cada dia mais se aproxima das comunidades e seus saberes, bem como discutem e problematizam temas no contexto interdisciplinar com o ensino, a literatura, as imagens/representações, o cinema, a saúde, no âmbito urbano e rural. São intensos esforços para a compreensão da relação entre cultura e território, bem como no reconhecimento de pressupostos éticos e políticos da pesquisa científica e do saber produzido dentro e fora da Universidade.

Fim do conteúdo da página