Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGCult > Grupos de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Grupos de Pesquisa

 

Arte, Mídia, Representação e Linguagens

O Grupo de Pesquisa Arte, Mídia, Representação e Linguagens se propõe a discutir, analisar, compreender e interpretar interdisciplinarmente as interrelações existentes entre Arte e Sociedade em suas diversas e múltiplas linguagens e possibilidades ficcionais, sempre ressaltando a relevância da dimensão da cultura e do território em articulação com as dimensões estéticas e de modo a compreender e interpretar suas formas e modos culturais, territoriais, históricos e sociais que permeiam as obras e/ou artistas e criadores.

O Grupo de Pesquisa procura analisar as condições materiais e simbólicas de produção, circulação e recepção das produções culturais, mapeando as diversas possibilidades de construção, apropriação e ressignificação dos sentidos culturais, territoriais, políticos, sociais, éticos e históricos tais como Literatura, Cinema, Música, Fotografia, Televisão, Teatro, Dança, Pintura, Artes Plásticas, etc., articulando opções estéticas, discursivas, semiológicas, fenomenológicas e hermenêutica ao campo interdisciplinar.

 

Cultura, ensino e interdisciplinaridade

Este grupo pretende reunir pesquisadores de diferentes áreas disciplinares, que estudam temas relacionados ao ensino na educação básica e superior. Nossos pesquisadores poderão tratar também de questões ligadas à cultura política (discursos, legislações, símbolos, conceitos, práticas, representações); à cultura popular (festas, rituais, costumes, tradições, religiosidade, saberes); igualmente, poderão abordar temas ligados às políticas públicas educacionais e a história do pensamento político, econômico e social. Nesse sentido, trataremos de diferentes fontes de pesquisa, tais como: a literatura, o cinema, a música, imprensa escrita, imagética, mídias digitais, narrativas orais, os livros didáticos, dentre outros. Nosso objetivo é incentivar o diálogo, dentro e fora da Universidade, relativo às práticas de ensino e epistemologias contemporâneas em perspectiva interdisciplinar. Ademais, busca-se somar ao conhecimento acadêmico aos saberes e fazeres tradicionais, a fim de dar visibilidade aos mesmos.

 

Economia e cultura dos comuns: práticas e espaços de alternativas de desenvolvimento na região da Amazônia

O grupo possui tres linhas de pesquisa: a) a cultura e linguagem do comum, b) comunalidades amazônidas e epistemologias do sul e c) economia substantiva, territórios e bens comuns. O objetivo do grupo é aglutinar pesquisadores acadêmicos e não-acadêmicos de diversas áreas e epistemologias cujo o tema do pensar e ou do existir girem em torno do comum como princípio políticos e suas diversas manifestações do comum na Amazônia Oriental. Ele vincula-se ao Procad-AM “Economia e cultura dos comuns: práticas e espaços de alternativas de desenvolvimento na região da Amazônia Oriental”, formado a partir da parceria entre PPGCult-UFT, PPGE-UFPA e Cedplar-UFMG

 

Estudos Socioambientais em Territórios de Transição Cerrado e Amazônia

Processos ambientalmente e territorialmente desiguais estão muitas vezes relacionados com o mercado de terras, pois promove a inserção de empreendimentos com grande impacto nas áreas desvalorizadas em relação ao preço da terra e com poucas ações de fiscalização e monitoramento, o que induz o desenvolvimento de práticas de segmentação socioterritorial. Práticas como estas induzem a deflagração de conflitos ambientais e territoriais, tanto na cidade, quanto no campo. Assim, o objetivo geral do grupo é produzir estudos socioambientais, territoriais e culturais em áreas de transição Cerrado e Amazônia, relacionado a linha de pesquisa Natureza, poder e territorialidade.

Fim do conteúdo da página