Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Eixos de Atuação

Atender as demandas da sociedade, relacionadas a caracterização de amostras de água e efluentes por meio de análises físicas, físico-químicas, químicas, microbiológicas e ecotoxicológicas.

Realização de perícias e fornecimento de laudos técnicos em atendimento às normativas vigentes (Resolução 357/2005 (Brasil, 2005) e sua complementar 430/2011 (Brasil, 2011), e Portaria 888/2021 (ANVISA, 2021), inerente aos serviços requeridos.

Produzir e difundir os resultados resultantes das pesquisas científicas e tecnológicas geradas pelo Laboratório de Saneamento.

Atendimento ao público em espaços de ensino, ciência e tecnologia, e formação qualificação de pessoal.

Execução das Atividades

Etapas: 1 - Formação/capacitação Todos participantes da equipe do Laboratório de Saneamento Ambiental – LABSAN são capacitados para desenvolvimento das habilidades requeridas para a realização das análises físicas, físico-químicas, químicas, microbiológicas e ecotoxicológicas. Interpretação de resultados e emissão de laudos.

Procedimento para desenvolvimento da Etapa 1

     i)  Aprender os fundamentos teóricos referente aos parâmetros envolvidos;

     ii)  Conhecer os equipamentos, reagentes e vidrarias empregados nas análises;

  iii) Aprender as técnicas e metodologias laboratoriais para realizara as análises físicas, físico-químicas, químicas, microbiológicas e ecotoxicológicas;

     iv) Interpretar a normativa vigente e inerente aos serviços requeridos;

     v)  Elaborar laudos de resultados e,

     vi) Realizar atendimento ao público externo.

Etapa 2 - Preparo do Laboratório

O preparo do Laboratório engloba ações como a limpeza e manutenção de bancadas, piso, armários e vidrarias, calibração dos equipamentos, preparo e controle de reagentes. Neste item destaca-se também a compra e manutenção dos equipamentos a serem empregados nas análises, bem como a compra de reagentes e vidrarias.

Etapa 3 - Cadastro de usuários e recepção de amostras Para execução das atividades do Laboratório de Saneamento-LABSAN se realiza um cadastro de usuários dos serviços prestados. O cadastro se dá por meio de um banco de dados em ambiente virtual, bem como o os serviços requeridos pelos usuários. Se realiza também o cadastro da amostra, ou seja, as informações relativas a origem e características dessa. Por último, são elaborados os orçamentos referente a requisição realizada.

Etapa 4 - Solicitação de Notas ficais e boletos A partir do momento que os requerimentos são estabelecidos, encaminha-se a solicitação de emissão de notas fiscais e boletos, para pagamento do serviço prestado. O serviço de emissão de notas fiscais e boletos são realizados pela FAPTO (Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins).

Etapa 5 - Emissão de laudos Finalizando os procedimentos listados nos itens 2, 3 e 4 são elaborados os laudos e enviados aos requerentes do serviço.

Fim do conteúdo da página