Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Palmas > Laboratórios Palmas > Labsan - Laboratório de Saneamento Ambiental
Início do conteúdo da página

Laboratório de Saneamento Ambiental

 INFORMAÇÕES GERAIS

O Laboratório de Saneamento Ambiental – LABSAN, se constitui em oferta de conhecimento produzido para a solução de demandas da comunidade interna e externa, com a utilização de abordagens técnicas e científicas na produção e na transferência de conhecimentos e de prestação de serviços à sociedade. 

Oferecemos experiência comprovada para realizar testes analíticos, suporte técnico e serviços de consultoria aos nossos clientes jurídicos e físicos, em todas as esferas, públicas ou privadas. Nossos serviços ambientais compreendem a amostragem e análises de águas superficiais e subterrâneas, águas para abastecimento humano, lixiviados e efluentes líquidos. Neste laboratório são realizadas análises físicas, físico-químicas, químicas, microbiológicas e ecotoxicológicas.

Gerenciar o risco ambiental, conhecer e melhorar a qualidade dos corpos hídricos superficiais ou subterrâneas, da água para abastecimento público e monitorar a qualidade dos efluentes é também essencial para a proteção dos negócios e de responsabilidade social e ambiental. O que nos leva a disponibilizar um conjunto de parâmetros de medida de qualidade, com serviços de amostragem em 100% do território tocantinense. 

Destaca-se que no Tocantins, este é um laboratório especializado em análise de efluentes domésticos ou industriais e para isso fornecemos análises especializadas, garantindo a proteção do setor industrial, de pequeno, médio e grande porte, por meio da elaboração de laudos, para obtenção de licenças de projeto, de construção e operação, bem como a proteção do meio ambiente e da saúde humana. 

Portanto, monitorar a qualidade das águas naturais superficiais e subterrâneas, bem como dos efluentes nela lançados, não apenas é importante, mas encontra-se regulamentado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente, pelas Resolução 357/2005 (Brasil, 2005) e sua complementar 430/2011 (Brasil, 2011), e Portaria 888/2021 (ANVISA, 2021).

De modo, que todos os produtores de efluentes devem realizar análises periódicas dos efluentes gerados, com a finalidade de evitar a eutrofização e a contaminação dos corpos hídricos, onde esses usualmente são lançados, bem como minimizar o risco da proliferação de doenças de veiculação hídrica.

Dentre as atividades realizadas e listadas, uma das mais importantes é a formação de recursos humanos. Os alunos que aqui estagiam são capacitados a aprender técnicas e métodos específicos e relativos a caracterização de águas e efluentes. Para além, obtém os fundamentos teóricos acerca da qualidade das águas e águas residuárias e aprendem sobre as resoluções e normativas que regulamentam as atividades inerentes.

Fim do conteúdo da página