Página inicial > Últimas Notícias > Do campo à mesa: a engenharia que nos alimenta
DIA DO ENGENHEIRO DE ALIMENTOS

Do campo à mesa: a engenharia que nos alimenta

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 12h08 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 12h37

Dia do Engenheiro de Alimentos_Imagem Joice DanielleO Dia do Engenheiro de Alimentos é comemorado em 16 de outubro. É a mesma data em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação e a fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Assim, é um dia bastante especial para os profissionais da área e convidativo à reflexão sobre as diversas temáticas ligadas à alimentação.

Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos

De 16 a 20 de outubro, ocorre a XVII Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos. Com o tema "Ciência e Tecnologia de Alimentos para o Desenvolvimento Sustentável", o evento reúne professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área, numa programação diversificada de palestras e outras atividades.

"O evento faz parte da Semana Integrada das Engenharias e Computação, que envolve seis cursos, as quatro engenharias, a Ciência da Computação e a Licenciatura em Computação, porque não é possível a gente falar em produção de alimentos sem falar da interdisciplinaridade e da atuação conjunta de diversas áreas", explica a professora Glêndara Martins, coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, no Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

"Os cursos se uniram para trazer múltiplas atividades, complementar a informação dos nossos estudantes. A semana integrada vai acontecer de segunda a sexta, com ações não só aqui em Palmas, mas em vários lugares e, junto a ela, a Feira das Profissões, que vai acontecer na quarta-feira, 18 de outubro", complementa a coordenadora.

Confira a programação e participe:

Do campo à mesa: a engenharia que nos alimenta

Pense em algum produto alimentício do supermercado: nele, tem Engenharia de Alimentos - desde a fazenda até chegar à prateleira. O engenheiro de alimentos é o profissional que atua nas etapas diversas de transformação das matérias-primas agrícolas em alimentos. É ele quem acompanha, por exemplo, processos relativos à produção, transformação, conservação, armazenamento e transporte, que garantem a qualidade e a segurança alimentar da comida servida à nossa mesa.

"O engenheiro de alimentos é o responsável por prover o processamento e a inovação tecnológica na mesa do consumidor, por levar, com segurança e garantia de qualidade, o produto desde o campo até a prateleira do supermercado", reforça a professora Glêndara.

Onde o engenheiro de alimentos pode encontrar trabalho na área?
  • Na indústria: por exemplo, aprimorando processos de produção, supervisionando operações, desenvolvendo novos equipamentos;
    na consultoria e em órgãos: emitindo laudos técnicos, trabalhando em órgãos de fiscalização etc.
  • No ensino e pesquisa: como docente e pesquisador nas universidades, contribuindo para a formação de novos engenheiros, pesquisando matérias-primas e desenvolvendo novas tecnologias.
  • No tratamento de resíduos: atuando na responsabilidade ambiental e sustentabilidade da indústria alimentícia.
  • Empreendendo: investindo em sua própria ideia de negócio e, quem sabe, se tornando um empresário de sucesso no setor!
  • Em outras áreas: o campo de atuação é vasto e o mercado de trabalho para o engenheiro de alimentos, em alta!
Estude Engenharia de Alimentos na UFT

O curso de Engenharia de Alimentos (bacharelado) da UFT é ofertado no Câmpus de Palmas, em turno matutino. Além do ensino gratuito e de qualidade, o Curso oferece, aos estudantes, a possibilidade de participarem em diversos projetos de pesquisa e extensão. Confira algumas opções:

"Um profissional capacitado para atender ao setor de maneira otimizada se torna um diferencial. O curso de Engenharia de Alimentos da UFT oferece toda a estrutura física, corpo docente e equipe técnica qualificados para formar os profissionais exigidos pela área", afirma a coordenadora do Curso.

Fique atento à página do Curso e siga o Instagram da UFT Oficial para acompanhar as próximas oportunidades de ingresso em Engenharia de Alimentos (graduação e pós-graduação - o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, PPGCTA).