Página inicial > Últimas Notícias > Seis de agosto é o Dia Nacional dos Profissionais da Educação
DATAS COMEMORATIVAS

Seis de agosto é o Dia Nacional dos Profissionais da Educação

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 05 de Agosto de 2022, 23h37 | Última atualização em Segunda, 08 de Agosto de 2022, 16h14

Oliveira (no quadro branco) durante ministração de aula no curso de Engenharia de Alimentos, Câmpus de Palmas (Foto: Acervo Pessoal / Divulgação)Oliveira (no quadro branco) durante ministração de aula no curso de Engenharia de Alimentos, Câmpus de Palmas (Foto: Acervo Pessoal / Divulgação)Neste sábado, 06 de agosto, é comemorado o Dia Nacional dos Profissionais da Educação. A data foi criada em 2014, por meio da Lei nº 13.054/14 e sancionada em 22 de dezembro daquele ano pela presidente Dilma Roussef. O intuito da lei é promover o reconhecimento desses profissionais, valorizar e reconhecer as pessoas que atuam em âmbito educacional. Na Universidade Federal do Tocantins, hoje  - segundo dados da Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas - Progedep -, estão lotados 1.119 docentes efetivos e 856 técnicos administrativos, de acordo com dados coletados do Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape).

A data deste sábado serve para que nos lembremos de profissionais como o professor Antonio Wanderley de Oliveira, que é servidor na UFT na área da docênciadesde o primeiro concurso da instituição, em 2003. Graduado em Tecnologia da Construção Civil e Física, com mestrado em Fìsica pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Oliveira dá aulas no curso de Engenharia de Alimentos (Câmpus de Palmas).

Oliveira frisa que sempre atuou como professor, desde o início da década de 90. "Mesmo quando estava na graduação, já atuava com professor no sistema educacional estadual, em Goiás", conta o profissional, de 57 anos. "Dei aulas por dez anos no Ensino Médio, nas disciplinas de Física e Matemática", complementa.

O professor Oliveira conta que muitos de seus alunos graduaram-se e foram se aprimorando nas carreiras, chegando também ao doutorado, como ele. "A gente acaba se sentindo parte da conquista dos alunos. É preciso continuar buscando se reciclar, se qualificar, se aprimorar", receitua o docente.

Gratidão

Outro profissional que também sente-se orgulhoso de fazer parte da carreira de muitos estudantes é Deusmar Oliveira de Borba, técnico administrativo no Câmpus de Arraias, na região Sudeste do Tocantins. Há 16 anos na UFT (entrou no segundo concurso da instituição, ingressando em 2006), Borba frisa que o sentimento principal por estar trabalhando na área da Educação é o de gratidão, "pois podemos contribuir com o crescimento e desenvolvimento desta região e principalmente podendo participar da formação e da vida dos nossos alunos", diz o servidor, que atua na coordenação acadêmica do Câmpus de Arraias.

Borba é graduado em Tecnologia de Processamento de Dados, com especialização em Administração de Sistemas de Informação e atualmente é mestrando pelo Programa Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit).

Segundo o técnico administrativo, os servidores servem como 'elos' entre o aluno e a universidade, porque muitos acadêmicos encontram dificuldades para entrar e permanecer na educação superior. "E nós servidores podemos fazer esta 'ponte' entre aluno e universidade. Que no final desta jornada possamos entregar a sociedade profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho", enfatiza o servidor.