Página inicial > Últimas Notícias > Política de Comunicação da UFT completa um ano de aprovação no Consuni
Dicom

Política de Comunicação da UFT completa um ano de aprovação no Consuni

Por Poliana Macedo | Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 09h42 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2017, 09h44

Diante do desafio de reverter a situação da comunicação na Universidade - que já foi apontada como uma das principais fraquezas da Instituição em planejamentos e a avaliações institucionais - a Política de Comunicação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) completa nesta quinta-feira, 26 de outubro, um ano desde a sua aprovação no Conselho Universitário (Consuni).

Com 32 páginas, o documento estabelece conceitos, diretrizes de atuação, objetivos e públicos prioritários da comunicação na universidade. Além disso, define atribuições e responsabilidades da Diretoria de Comunicação (Dicom), de gestores e dos servidores em geral da Instituição nos processos de comunicação organizacional, e institui a figura dos chamados "agentes de comunicação", enfatizando o modelo de comunicação em rede, descentralizado, colaborativo e participativo.

A Política comemora seu primeiro aniversário em processo de fortalecimento e consolidação, e desde o início deste ano, a Dicom vem realizando atividades de divulgação da Política e capacitação acerca dos processos envolvidos, como os sistemas UFT Docs e Agenda UFT, padronização de documentos, identidade visual, divulgação institucional, relacionamento com a imprensa e outros.

A primeira ação foi a realização de workshop com servidores de Palmas (Reitoria e Câmpus), e neste mês de outubro, foram realizadas Oficinas de Comunicação nos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis, e na segunda semana do mês de novembro, os câmpus de Arraias e Gurupi receberão estas atividades (as inscrições estão abertas e podem ser feitas em www.uft.edu.br/oficinasdecomunciacao).

Outra iniciativa, esta realizada em parceria com a Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep), é a inclusão do tema "comunicação organizacional" no Curso de Integração do Servidor, realizado online pela plataforma Moodle. Em 2017, o assunto ganhou mais importância na capacitação EaD ao ser transformado em um módulo próprio com maior carga horária que nas primeiras edições.

"A experiência das Oficinas nos câmpus têm sido absolutamente positiva porque vemos que há muito interesse por parte dos servidores, principalmente, em relação a este assunto", afirma a jornalista Bianca Zanella, instrutora das capacitações.

Todos esses esforços têm como objetivo fazer com que a Política não fique apenas no papel, mas seja também colocada em prática, bem como afirmar o diretor de Comunicação da UFT, Kleber Abreu. "Ela estabelece as diretrizes que nós temos que seguir na composição do fluxo de comunicação dentro da universidade. Nós temos sete câmpus com estruturas heterogêneas e precisamos desse guia-mestre para direcionar as nossas ações de comunicação. Apesar da politica já existir, é papel nosso tentar difundi-la e mostra-la para toda comunidade acadêmica, tornando assim pública e exequível”, enfatiza Kleber .

Pesquisa

Segundo dados parciais de pesquisa realizada pela Dicom, 68% da comunidade universitária concorda que a Política de Comunicação é muito importante para a Instituição, mas quatro em cada dez servidores, alunos ou funcionários terceirizados não sabiam que a UFT já tem uma política até tomar conhecimento deste fato pela própria pesquisa.

Um dado positivo é que 85% das pessoas que responderam o questionário consideram que a Dicom é responsável pela gestão da comunicação, mas têm consciência de que a efetividade dessa gestão depende de todos os servidores e também dos alunos.

"[Com a Política] o processo de comunicação ficou mais sistematizado e permitiu que cada servidor se conscientizasse do seu papel e assumisse o compromisso para melhoria da Instituição", comentou um dos respondentes da pesquisa.

As diversas colaborações, críticas e sugestões apresentadas pelos participantes de todos os câmpus da UFT e da Reitoria nessa pesquisa de opinião irão subsidiar a primeira avaliação anual da implantação da Política, que já começou a ser realizada pela Dicom, como parte do processo de acompanhamento das diretrizes.

A pesquisa realizada pela Dicom ainda está aceitando respostas e pode ser acessada aqui.

Política

A Política de Comunicação e outras diretrizes, como a normativa de padronização de documentos institucionais, encontram-se disponíveis na página www.uft.edu.br/comunicacao. No site também é possível encontrar os símbolos oficiais da UFT para download (no menu Identidade Visual), papéis de parede personalizados dos câmpus para a área de trabalho do computador, templates institucionais para apresentações em PowerPoint e informações sobre os principais serviços prestados pela Dicom.

marcador(es): Dicom,Reitoria,Home,Consuni,Socs