Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Consuni

Aprovada no Consuni criação de seis novos cursos de graduação na UFT

Novos cursos devem ser oferecidos a partir do segundo semestre letivo de 2014

Conselho Universitário aprova a criação de comitê para discutir a Estatuinte

Representantes serão escolhidos pelas categorias e apresentados no dia 11 de junho

Consuni aprova cota para quilombolas na UFT

Por unanimidade, a reserva de vagas começa a ser aplicada em 2014/2

Consuni aprova propostas dos técnicos-administrativos e volta a discutir calendário nesta quarta-feira

Implantação do Proatende e criação de pró-reitoria para tratar de recursos humanos devem ser regulamentadas até a próxima reunião do conselho

Consuni confirma concessão de título de Doutor Honoris Causa a Lula

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Tocantins (Consuni/UFT) aprovou, nesta segunda-feira (12), em sua 129ª sessão ordinária, a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A proposição foi aprovada por unanimidade na UFT no mesmo dia em que, em Brasília, ocorreu a diplomação do presidente eleito para o seu novo mandato, a iniciar-se em 1º de janeiro de 2023. A proposição já havia sido discutida e aprovada no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UFT) na semana anterior. Lula já é doutor honoris causa por um total de 36 instituições, incluindo 16 universidades públicas brasileiras - federais e estaduais -, 13 universidades argentinas e outras da França, de Portugal, da Espanha, do Peru, do Equador e da Bolívia.

Consuni reunido em 12 de dezembro (Foto: Bianca Zanella/Sucom)Consuni reunido em 12 de dezembro (Foto: Bianca Zanella/Sucom)

O ex-deputado federal Paulo Mourão, que foi relator do processo de criação da UFT na Câmara dos Deputados, esteve na sessão do Consuni para acompanhar a pauta. Com o uso da palavra cedido pelo reitor e relator da proposta, Mourão fez uma breve fala ressaltando a relevância da ação e agradeceu o gesto do Conselho. "É muito importante que a gente traga a lembrança do que foi feito no passado para a implantação da UFT e todas as políticas públicas que foram criadas a partir dos governos do presidente Lula para que as pessoas possam quantificar e valorizar as conquistas que tivemos, e também para que possam perceber os apagões de conquistas como o que vivemos nos últimos anos", disse ele, destacando a democratização do ensino universitário e o crescimento expressivo do número de universidades e de estudantes no ensino superior, observados nos dois primeiros governos de Lula como presidente da República.

Paulo Mourão falou aos membros do Consuni (Foto: Bianca Zanella/Sucom)Paulo Mourão falou aos membros do Consuni (Foto: Bianca Zanella/Sucom)

Segundo Mourão, ao saber da proposição do título de Doutor Honoris Causa, o presidente já teria confirmado informalmente sua presença na UFT, em 2023, para receber a homenagem: "Ele quer muito vir aqui", disse Mourão, ao relatar uma recente conversa com Lula por telefone. Segundo o relato, a única exigência que o presidente teria feito, em tom de brincadeira, é que o compromisso não seja agendado para janeiro, mês em que começa o seu novo mandato.

Além do reitor, Luís Eduardo Bovolato, outros conselheiros fizeram manifestações de apoio à concessão do título de Doutor Honoris Causa a Lula. O diretor do Câmpus de Arraias, Antonivaldo de Jesus (Tony), elogiou a iniciativa e frisou que a própria presença da Universidade, com um câmpus, em uma cidade interiorana como Arraias, é uma conquista decorrente de políticas implantadas no Governo Lula.

Estudante Guilherme Naves durante reunião do Consuni (Foto: Bianca Zanella/Sucom)Estudante Guilherme Naves durante reunião do Consuni (Foto: Bianca Zanella/Sucom)

Para o representante dos discentes, Guilherme Naves, que se disse feliz com a proposta da Universidade, além de ser uma homenagem a Lula, a concessão "também homenageia estudantes, professores, técnicos e demais pessoas que lutam pelas universidades públicas no país": "É algo muito simbólico que a UFT saia na vanguarda de iniciar 2023 com a outorga desse título, justamente nesse momento em que vamos precisar voltar a dialogar com o governo federal, não apenas para recuperar os programas que a gente construiu e que foram tão fundamentais para que a UFT se consolidasse, mas, principalmente, para construir novos programas que possam garantir o futuro que queremos para a Instituição", comentou.

Fim do conteúdo da página