Página inicial > Últimas Notícias > Bibliotecas são espaços de pesquisa, conhecimento e leitura
VIDA ACADÊMICA

Bibliotecas são espaços de pesquisa, conhecimento e leitura

Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 18h28 | Última atualização em Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 15h18

Os estudantes dos sete câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) podem contar com um espaço de leitura, pesquisa e de conhecimento: as bibliotecas. O aluno tem a opção de permanecer no ambiente ou pegar livros sob empréstimo para estudar onde quiser. O acervo das bibliotecas da UFT soma cerca de 254 mil exemplares, entre livros técnicos, literatura clássica, infanto-juvenil, brasileira, autores contemporâneos, tocantinenses, entre outros.

Para os alunos que preferem estudar no local, o acesso à biblioteca é livre e não é necessário agendar espaços de estudos individuais e coletivos, com exceção para três salas de estudo em grupos formados de, no mínimo, quatro e máximo de seis pessoas; para usar a sala de vídeo é preciso fazer um pré-agendamento. Confira no quadro ao final da matéria o horário de funcionamento e contados das bibliotecas.

O aluno do curso de Medicina, Nelson Tsukuda Filho, frequenta a biblioteca do Câmpus de Palmas de três a quatro vezes por semana e diz que prefere estudar no local. "Aqui consigo me concentrar mais em relação a estudar em casa. Tem também a questão do ambiente climatizado e a disponibilidade do material", declara.

Bibliotecas da UFT atendem toda a comunidade universitária e também externa (Foto: Patrícia Paiva/Dicom)Bibliotecas da UFT atendem toda a comunidade universitária e também externa (Foto: Patrícia Paiva/Dicom)

A bibliotecária de Palmas, Emanuele Eralda, destaca algumas normas para permanência do aluno na biblioteca como: manter o silêncio, a ordem e a disciplina nas dependências da biblioteca; devolver o material emprestado dentro do prazo estipulado; repor o mesmo título em caso de extravio ou dano ao material; não entrar com comida e/ou bebida; mostrar na saída da biblioteca todo o material que levar consigo, caso seja solicitado; não usar a biblioteca para outros fins a não ser estudos, dentre outros. Para saber estas e outras orientações, confira o Regimento Geral do Sistema de Bibliotecas.

Como fazer empréstimos

Para realizar os empréstimos domiciliares, as salas de estudo em grupo e de vídeo, é necessário o uso da carteirinha da biblioteca. Para alunos e técnicos administrativos é permitido o empréstimo domiciliar de até três (3) títulos, por um prazo de sete (7) dias sendo possível renovar em até três (3) vezes caso não haja reserva para a obra em questão. Já para os docentes a regra é de cinco (5) exemplares por 15 dias, seguindo a mesma regra para renovação. Em casos de atrasos na devolução, é cobrada uma taxa de R$ 1,00 por título, multiplicado pelo número de dias atrasados.

Como fazer a carterinha

Print do Portal do Sistema de Bibliotecas da UFT (Foto: Divulgação UFT)Ao ser matriculado o estudante automaticamente está inserido no Sistema de Bibliotecas da UFT. Entretanto, os usuários só recebem a primeira via da carteirinha da biblioteca após participarem de treinamento específico sobre o uso do sistema, que é realizado nas bibliotecas mediante agendamento. O interessado deve procurar a biblioteca do seu câmpus para inteirar-se das datas e documentação necessária para o treinamento.

Os usuários do Câmpus de Palmas devem acessar www.moodle.uft.edu.br com seu login e senha e preencher um retângulo de busca no final da página inserindo a palavra “biblioteca”. Assim será disposto o curso “Treinamento de usuários da Biblioteca de Palmas”. Inscreva-se, siga os passos e pronto. Você poderá retirar sua carteirinha na biblioteca após dois dias úteis. Basta colar sua foto e cuidar do documento; a sugestão é que plastifique para maior durabilidade. A primeira via da carteirinha é gratuita. A partir da segunda é cobrada um taxa de R$ 5,00. Nos demais câmpus o aluno deve procurar a respectiva biblioteca para solicitar a carteirinha e conhecer os procedimentos.

Confira, abaixo, quadro com todos os endereços, horários de funcionamento e contatos das Bibliotecas da UFT:

marcador(es): Geral,Home