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Sistema de Bibliotecas - Sisbib

Sisbib

 

Sobre o Sisbib

Instituído pela Resolução nº 012/2009 do Conselho Universitário (Consuni) e alterado pelas resoluções n° 07/2015 e n° 014/2015, o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Tocantins (Sisbib/UFT) compreende as bibliotecas dos câmpus de Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis, vinculadas funcionalmente à Reitoria e administrativamente às direções dos câmpus.

A finalidade do Sisbib é oferecer informações técnico-científicas à comunidade acadêmica, por meio de seus acervos e instalações, como suporte aos programas de ensino, pesquisa e extensão, possibilitando o acesso à informação armazenada e gerada na Universidade à comunidade acadêmica e ao público em geral.

O Sisbib tem como apoio administrativo um comitê gestor formado pelo coordenador-geral das bibliotecas, pelos gerentes de biblioteca dos câmpus, por um docente e por um discente indicado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

 

Serviços oferecidos pelo Sisbib/UFT:

  • Empréstimo domiciliar informatizado para alunos, preceptores, residentes, professores e técnicos-administrativos regulares da instituição;
  • Consulta local para usuários cadastrados e a comunidade em geral;
  • Empréstimo entre bibliotecas;
  • Pesquisa de títulos no acervo informatizada e on line;
  • Reserva on line de material bibliográfico emprestado;
  • Renovação on line de empréstimos;
  • Acesso aos periódicos da Capes e a outras bases de dados;
  • Envio de e-mail automático aos usuários com avisos sobre empréstimos, devoluções e reservas disponíveis;
  • Orientação na normalização de trabalhos acadêmicos, conforme a ABNT;
  • Repositório institucional digital da produção intelectual científica de autores da UFT, incluindo trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado;
  • Levantamento bibliográfico;
  • Elaboração de ficha catalográfica;
  • Treinamento de usuários e programas e conscientização para preservação do acervo;
  • Internet wireless nas bibliotecas;
  • Assinatura de jornais;
  • Expedição de carteirinha da biblioteca, condicionada à participação do usuário em treinamento agendado;
  • Visita orientada às bibliotecas.

Política de atualização, manutenção e expansão do acervo do Sisbib/UFT

A UFT tem atualizado seu acervo bibliográfico por meio de aquisição sistemática, tendo em vista a otimização dos recursos e o melhor atendimento às necessidades dos cursos. Os recursos para aquisição são distribuídos dentro da matriz dos câmpus pela Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento (Proap).

A política de aquisição e expansão do acervo das bibliotecas da UFT prioriza a compra das bibliografias básicas e complementares que constam nas ementas das disciplinas dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). O acervo atende as demandas dos cursos com a oferta de livros básicos por disciplina na proporção de um exemplar para cada grupo de até cinco alunos.

O acervo é organizado de acordo com a Classificação Decimal de Dewey (CDD) e o tipo de catalogação atende às normas do AACR2.

 

Biblioteca do Câmpus de Araguaína / Cimba "Professor Francisco Severino"

270 m²
Área climatizada
Dez módulos de estudo individual
19 mesas para estudo de grupo e 85 acentos
Sala da Gerência
Sala de processamento técnico
Setor de circulação e atendimento
Três computadores para atendimento ao usuário
Três computadores para processamento técnico
Dois computadores da Gerência
Dois computadores disponíveis aos usuários para pesquisa
Uma impressora Laser Lexmark E342m (processamento técnico)

Quadro de pessoal
Bibliotecário Documentalista: 03
Assistente Administrativo: 05
Bolsista/Estagiário: 02
Outros/Terceirizados: 03
Total: 13

 

Biblioteca do Câmpus de Araguaína / EMVZ

292,82 m²
Área climatizada
Dez módulos de estudo individual
Duas cabines de estudo em grupo
Sete mesas para estudo de grupo
Sala de processamento técnico
Sala do bibliotecário e de referência
Setor de circulação e atendimento
Dois computadores para atendimento aos usuários
Dois computadores disponíveis aos usuários para pesquisa
Dois computadores para processamento técnico e bibliotecário
Uma impressora Laser HP (processamento técnico)
Uma impressora HP 3535 jato de tinta (bibliotecário)
Uma impressora fiscal Daruma (atendimento)

Quadro de pessoal
Bibliotecário Documentalista: 01
Assistente Administrativo: 03
Bolsista/Estagiário: 02
Outros/Terceirizados: 01
Total: 07

 

Biblioteca do Câmpus de Arraias  "Professor Claudemiro de Godoy do Nascimento"

233,28 m²
Área climatizada
Nove módulos de estudo individual
Seis mesas para estudo de grupo e 40 assentos
Sala da Gerência, de processamento técnico e referência
Setor de circulação e atendimento
Três computadores para atendimento ao usuário
Um computador da Gerência
Um computador disponível aos usuários para pesquisa
Uma impressora Laser Lexmark E342m (processamento técnico)
Uma impressora fiscal Daruma (atendimento)

Quadro de pessoal
Bibliotecário Documentalista: 01
Assistente Administrativo: 03
Bolsista/Estagiário: 0
Outros/Terceirizados: 02
Total: 06

 

Biblioteca do Câmpus de Gurupi

491 m²
Área climatizada
32 módulos de estudo individual
25 mesas para estudo de grupo e 75 acentos
Sala da Gerência
Sala de processamento técnico
Setor de circulação e atendimento
Dois computadores para atendimento ao usuário
Dois computadores para processamento técnico
Um computador da Gerência
Três computadores disponíveis aos usuários para pesquisa
Uma impressora Laser Lexmark E342m (processamento técnico)
Uma impressora fiscal Daruma (atendimento)

Quadro de pessoal
Bibliotecário Documentalista: 01
Assistente Administrativo: 02
Bolsista/Estagiário: 04
Outros/Terceirizados: 01
Total: 08

 

Biblioteca do Câmpus de Miracema "Paulo Freire"

160m²
Área climatizada
Quatro módulos de estudo individual
Quatro mesas para estudo de grupo e 16 acentos
Sala da Gerência
Sala de processamento técnico
Setor de circulação e atendimento
Três computadores para atendimento ao usuário
Três computadores para processamento técnico
Um computador da Gerência
Dois computadores disponíveis aos usuários para pesquisa
Duas impressoras Laser Lexmark E342m (processamento técnico)
Uma impressora fiscal Daruma (atendimento)

Quadro de pessoal
Bibliotecário Documentalista: 01
Assistente Administrativo: 04
Bolsista/Estagiário: 02
Outros/Terceirizados: 02
Total: 09

 

Biblioteca do Câmpus de Palmas "Professor José Torquato Carolino"

3.158,23 m²
Área climatizada
69 módulos de estudo individual
189 mesas para estudo de grupo e 181 acentos
Sala da Gerência
Sala de processamento técnico
Setor de circulação e atendimento
Dez cabines de pesquisa na internet
Três computadores para atendimento ao usuário
Oito computadores para processamento técnico
Um computador da Gerência
Dez computadores disponíveis aos usuários para pesquisa
Duas impressoras Laser Lexmark E342m (processamento técnico e atendimento)

Quadro de pessoal
Bibliotecário Documentalista: 06
Assistente Administrativo: 12
Bolsista/Estagiário: 08
Outros/Terceirizados: 03
Total: 29

 

Biblioteca do Câmpus de Porto Nacional “Maria Revy Veloso de Andrade”

835.4 m²
Área climatizada
10 cabines para estudo individual
Oito mesas para estudo individual
Sete mesas para estudo em grupo com 20 acentos
Sala da Gerência e de processamento técnico
Setor de circulação e atendimento
Dois computadores para atendimento ao usuário
Quatro computadores para processamento técnico
Um computadores da Gerência
Dois computadores disponíveis aos usuários para pesquisa
Uma impressora Laser Lexmark E342m (processamento técnico)

Quadro de pessoal
Bibliotecário Documentalista: 02
Assistente Administrativo: 06
Bolsista/Estagiário: 02
Outros/Terceirizados: 0
Total: 10

 

Biblioteca do Câmpus de Tocantinópolis "Professor Cleides Antonio Amorim"

504 m²
Área climatizada
18 módulos de estudo individual
22 mesas para estudo de grupo e 106 acentos
Sala da Gerência
Sala de processamento técnico
Setor de circulação e atendimento
Dois computadores para atendimento ao usuário
Três computadores para processamento técnico
Um computador da Gerência
Dois computadores disponíveis aos usuários para pesquisas
Uma impressora Laser Lexmark E342m (processamento técnico)

Quadro de pessoal
Bibliotecário Documentalista: 01
Assistente Administrativo: 03
Bolsista/Estagiário: 04
Outros/Terceirizados: 01
Total: 09 

 

  • Biblioteca do Câmpus de Araguaína / Unidade Cimba - "Professor Francisco Severino"
    Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 7h às 22h | Sábados, das 8h às 14h
    E-mail: biblioarag@uft.edu.br
    Telefones: (63) 3416-5612
    Endereço: Avenida Paraguai s/nº | Setor Cimba | Araguaína/TO | 77824-838
    Bibliotecário Responsável: Nilo Marinho Pereira Junior

 

  • Biblioteca do Câmpus de Araguaína / EMVZ
    Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 7h às 19h
    E-mail: bibliocca@uft.edu.br
    Telefone: (63) 3416-5404
    Endereço: BR-153, KM 112 | Caixa Postal 132 | Araguaína/TO | 77804-970
    Bibliotecária Responsável: Meirilane Socorro Leocadio

 

  • Biblioteca do Câmpus de Arraias - "Professor Claudemiro de Godoy do Nascimento"
    Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 7h30 às 22h30 | Sábados, das 8h às 12h
    E-mail: biblioarraias@uft.edu.br
    Telefone: (63) 3653-1531 – Ramal: 8885
    Endereço: Avenida Juraildes de Sena Abreu, s/nº| Bairro Buritizinho | Arraias/TO | 77330-000
    Bibliotecário Responsável: Isaías Cristino Esteves Barreto

 

  • Biblioteca do Câmpus de Gurupi
    Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 7h às 19h 
    E-mail: bibliogpi@uft.edu.br
    Telefones: (63) 3311-3508 / (63) 3311-3500
    Endereço: Rua Badejós, Chácaras 69/72, Lote 07 | Zona Rural | Caixa Postal 66 | Gurupi/TO | 77402-970
    Bibliotecária Responsável: Glória Maria Soares Lopes

 

  • Biblioteca do Câmpus de Miracema - "Paulo Freire"
    Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 8h às 22h
    E-mail: bibliomira@uft.edu.br
    Telefone: (63) 3366-8608
    Endereço: Avenida Lourdes Solino, s/nº | Setor Universitário | Miracema/TO | 77650-000
    Bibliotecário Responsável: Geraldo Santos da Costa 

 

  • Biblioteca do Câmpus de Palmas - "Professor José Torquato Carolino"
    Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 8h às 22h | Sábados, das 8h às 13h
    E-mail: bibliopalmas@uft.edu.br
    Telefones: (63) 3232-8283 / (63) 3232-8285 / (63) 3232-8198
    Endereço: Avenida NS 15, Quadra 109 Norte | Plano Diretor Norte | Palmas/TO | 77001-090
    Bibliotecária Responsável: Emanuele Eralda Pimentel Santos

 

  • Biblioteca do Câmpus de Porto Nacional - "Maria Revy Veloso de Andrade"
    Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 8h às 21h30 | Sábados, das 8h às 12h
    E-mail: biblioporto@uft.edu.br
    Telefone: (63) 3363-9407
    Endereço: Quadra 15, Rua 07, s/nº | Jardim dos Ipês | Porto Nacional/TO | 77500-000
    Bibliotecária Responsável: Núbia Nogueira do Nascimento

 

  • Biblioteca do Câmpus de Tocantinópolis - "Professor Cleides Antonio Amorim"
    Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 7h30 às 22h | Sábados, das 8h às 12h
    E-mail: bibliotoc@uft.edu.br
    Telefones: (63) 3471-6007 / (63) 3471-6016
    Endereço: Avenida Nossa Senhora de Fátima, 1588 | Tocantinópolis/TO | 77900-000
    Bibliotecária Responsável: Michelle Souza de Carmo 

 

Regras das bibliotecas

Usuário – São usuários do Sistema de Bibliotecas da UFT (Sisbib) os alunos de graduação e pós-graduação, os preceptores e residentes, os servidores técnico-administrativos e os professores da Instituição. Além disso, o serviço de consulta local ao acervo é disponibilizado, em todas as bibliotecas do sistema, à comunidade em geral.

Inscrição – A inscrição dos usuários no Sisbib é feita automaticamente por meio do Sistema de Informações para o Ensino (SIE) quando o estudante é matriculado, ou quando o servidor é registrado no quadro funcional da Universidade.

Carteirinha – Os usuários recebem a primeira via da carteirinha de usuário do Sisbib gratuitamente após participarem de treinamento sobre o uso do sistema, que é realizado nas bibliotecas mediante agendamento. No caso de extravio da carteirinha, a segunda via é emitida mediante pagamento de uma taxa de reposição. A apresentação da carteirinha é obrigatória para a tomada de empréstimos nas bibliotecas.

Acesso ao acervo – Aos usuários é permitido livre acesso às estantes onde fica disposto o acervo das bibliotecas, subdividido em acervo geral, com livros e obras de referência, acervo de monografias, acervo de periódicos e acervo multimídia, o qual inclui CDs e DVDs.

Pesquisa online ao acervo – Por meio do link “Acervo”, os usuários do Sisbib podem pesquisar, pela internet, obras disponíveis nas bibliotecas da UFT. A busca pode ser feita por autor, título, assunto, palavra-chave, tipo de material (livro, periódico, monografia, folheto, dissertação, tese etc) ou biblioteca. Para localizar o material no acervo é necessário anotar o “número de chamada local”, que é o código de localização da fonte de informação no acervo da biblioteca.

Outros serviços online – Além de consultar o acervo, por meio do login único institucional da UFT os usuários cadastrados no Sisbib podem acompanhar e renovar seus empréstimos, efetuar e acompanhar reservas, visualizar seu histórico e imprimir comprovantes de devolução.

Empréstimo domiciliar – O serviço de empréstimo domiciliar está disponível aos alunos de graduação e pós-graduação stricto sensu, aos preceptores e residentes, e aos servidores docentes e técnico-administrativos da UFT mediante a apresentação obrigatória da carteirinha de usuário das bibliotecas do Sisbib. Não é permitido o empréstimo domiciliar de dicionários, enciclopédias, CDs, DVDs, mapas, monografias, teses e dissertações, que são materiais exclusivos para consulta local.

O limite de itens emprestados e os prazos para devolução variam conforme a categoria do usuário:

Usuário

Tipo de Material

Quantidade de Volumes

Prazo (Dias)

Professores

Livros

05

15

Material multimídia

05

15

Folhetos e catálogos

05

15

Alunos, preceptores, residentes e técnicos-administrativos

Livros

03

07

Material multimídia

03

07

Folhetos e catálogos

03

07


O usuário é responsável pelo material bibliográfico emprestado. Por isso, em caso de extravio ou dano ao material (rasuras, anotações, ausência de páginas etc.), o usuário deverá repor o exemplar danificado pelo mesmo título. Caso a obra esteja esgotada, deverá substituí-lo por outro título da mesma área de conhecimento de uma lista indicada pelo bibliotecário responsável.

Empréstimo entre bibliotecas – o usuário pode solicitar o empréstimo de livros que estão no acervo de bibliotecas de outros câmpus da UFT, que não o seu. Alunos, professores e servidores podem requisitar até dois (02) livros de outras bibliotecas, sendo que o empréstimo obedecerá aos prazos de empréstimo domiciliar estabelecidos para cada categoria de usuário contados a partir da data da chegada dos livros na biblioteca solicitante..

O empréstimo entre bibliotecas deve ser solicitado na biblioteca onde o usuário for inscrito. Podem ser emprestados livros com mais de dois exemplares que não tiverem os carimbos “não circula” e/ou “consulta”.

Renovação de empréstimos – A renovação do empréstimo de livros pode ser efetuada presencialmente nas bibliotecas ou via internet até três vezes, desde que não haja reserva do exemplar emprestado nem pendências do usuário com o Sisbib.

Reserva de livros – Pode ser efetuada presencialmente nas bibliotecas ou via internet. Somente livros emprestados podem ser reservados e ficam à disposição de quem os reservou por 24 horas a partir da disponibilidade do exemplar na biblioteca. Caso não haja procura, o exemplar é disponibilizado ao usuário seguinte que tiver efetuado reserva, quando houver, ou retorna à estante.

Declaração de “nada consta” – A declaração de “nada consta” nas bibliotecas da UFT é expedida em até 48 horas mediante solicitação, caso o usuário não possua pendências (multas a pagar ou extravios de material informacional não repostos). Após a expedição do “nada consta”, o usuário terá seu vínculo automaticamente bloqueado no SIE – Módula Biblioteca.

Este documento é obrigatório nos seguintes casos:

  • Para docentes (efetivos, substitutos e temporários) e técnicos-administrativos para concessão de afastamento integral da UFT para pós-graduação ou licença, dentro e fora do país, cessão para outro órgão, desligamento por motivo de aposentadoria, vacância ou exoneração, encerramento do contrato e outras licenças;
  • Para professores convidados com prestação de serviços voluntários, preceptores e residentes vinculados aos cursos da área da saúde da UFT;
  • Para discentes nos casos de trancamento geral ou desistência oficial do curso, expedição de certificados de conclusão de curso de graduação, pós-graduação ou residência, transferência ou reopção de curso ou de câmpus, transferência para outras instituições, afastamento/mobilidade para intercambio interinstitucional nacional e internacional.

 

Devolução – O material retirado para empréstimo deverá ser devolvido no balcão de empréstimo e devolução. Não são considerados como devolvidos os materiais deixados nas mesas, balcões, estantes e em outros locais dentro da biblioteca.

Em caso de atraso na devolução de material informacional emprestado, será cobrada, diariamente, inclusive aos sábados, multa de R$ 1,00 por exemplar, a ser paga por por meio de GRU. A cobrança de multa obedece à Portaria nº 1.362/2010 da Reitoria da UFT.

Usuários em atraso e/ou com multas pendentes ficam impedidos de fazer novos empréstimos na biblioteca até a devolução do material emprestado e quitação das multas.

O usuário poderá substituir o pagamento das multas pela doação de livros à biblioteca, conforme lista especifica de títulos, mediante aceite do gerente da biblioteca.

Orientação aos usuários sobre normalização de trabalhos acadêmicos – Os usuários podem solicitar orientações sobre a elaboração de trabalhos acadêmicos segundo as normas da ABNT e esclarecer dúvidas a respeito da aplicação dessas normas quanto à estrutura do trabalho, citações, referências, sumário, resumo etc.

Ficha catalográfica – Os alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação da UFT podem solicitar à biblioteca a elaboração das fichas catalográfica de suas monografias, dissertações e teses. A biblioteca tem o prazo de 48h para responder a contar da hora da solicitação.

 

 

 

Boas práticas para o uso de livros e das bibliotecas

O silêncio favorece o aprendizado. Por isso, no interior e nos arredores da biblioteca:

  • modere o tom de voz;
  • evite aglomerações e barulhos excessivos, que prejudicam o ambiente de leitura e pesquisa;
  • coloque o celular no silencioso e não atenda ligações no interior das bibliotecas;
  • desligue outros aparelhos sonoros.

 

Por questão de higiene e para melhor conservação do acervo e de equipamentos, nas dependências das bibliotecas não é permitido:

- entrar com lanches e bebidas;

- fumar.

 

Pastas, sacolas, bolsas e outros objetos pessoais desnecessários ao estudo devem ser depositados no guarda-volumes.

- os armários do guarda-volumes só podem ser utilizados no período em que o usuário estiver presente na biblioteca.

 

Evite multas e transtornos a outros usuários: devolva o material emprestado no prazo determinado.

 

Ajude a preservar o acervo do Sisbib:

 

  • Tenha as mãos limpas ao manusear livros.
  • Nunca retire um livro da estante puxando-o pela parte superior da lombada. O correto é empurrar os volumes laterais e retirar o desejado pelo meio da lombada.
  • Nunca umedeça os dedos com saliva ou qualquer outro líquido para virar as páginas de um livro. O ideal é virar a página pela parte superior da folha.
  • Nunca apoie os cotovelos sobre os livros durante a leitura, nem coloque objetos sobre livros abertos. Esse procedimento acarreta uma pressão nas costuras dos cadernos e nas lombadas, danificando a encadernação.
  • Nunca apoie os livros em superfícies sujas e irregulares.
  • Nunca fume quando estiver manuseando um livro. A fumaça do cigarro e as cinzas provocam manchas e o amarelamento das páginas, além de impregnar o material com um odor desagradável.
  • Nunca coloque obras dentro de outras obras.
  • Nunca risque os livros, nem mesmo a lápis. As suas anotações e os seus grifos podem não ter importância para outros leitores e prejudicam a leitura alheia devido à poluição visual que provocam.
  • Nunca retire páginas dos volumes. Ao rasgar ou arrancar folhas você estará mutilando informações que podem ser únicas e insubstituíveis, além de estar danificando um patrimônio público, que é de uso de todos.
  • Evite comer e beber ao manusear livros e mantenha as obras longe de alimentos. Essas substâncias causam danos irreversíveis aos materiais.
  • Proteja os livros da chuva acondicionando-os em sacolas plásticas.
  • Nunca deixe os livros expostos ao sol, pois os raios solares e o calor descolorem os pigmentos e oxidam o papel.
  • Nunca dobre as folhas nem utilize papéis autocolantes e objetos metálicos como clipes, grampos e alfinetes para marcar páginas. Prefira marcadores convencionais.
  • Se for fazer cópias de páginas, solicite cuidado ao operador da copiadora.

 

Lembre-se: o livro é para sua consulta hoje e futuramente, e também de todos os demais usuários da biblioteca. Cuide agora para ter sempre!

 

Bibliotecas digitais com e-books gratuitos:

 

• Biblioteca Digital Paulo Freire 

• Free eBooks

• Google livros

• SciELO Books

• Cultura Acadêmica

• Aplauso

• EbookCult

• Livros Digitais

• Virtual Books

• Ebooks Grátis

• British Library

Mecanismo On-line para Referências

More - Mecanismo On-line para Referências - é uma ferramenta gratuita e fácil de usar desenvolvida em parceria pela Biblioteca Universitária e o Laboratório de Experimentação Remota da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT (conforme a NBR 6023/2002), para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal.

Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail. Além disso o programa automatiza alguns procedimentos, tais como: a inversão dos nomes dos autores (sobrenome, prenomes); uso de maiúsculas e minúsculas, grifo no título e pontuação.

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Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Sistema de Bibliotecas (Sisbib)

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins
Quadra 109 Norte, Avenida NS 15, ALCNO 14 – Plano Diretor Norte
Câmpus de Palmas
Prédio da Prefeitura Universitária - 2º piso

E-mail: coordbiblio@uft.edu.br
Telefones: (63) 3232-8292 | (63) 3232-8125

Coordenador: Edson de Sousa Oliveira

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