Página inicial > Últimas Notícias > Pós em Coordenação Pedagógica publica livros

Pós em Coordenação Pedagógica publica livros

Por Jhone Abreu | Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2012, 06h24 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 10h32
Quais os principais desafios na formação continuada a distância? Isto é o que pretendem responder os livros "Coordenação Pedagógica; Experiências e Desafios, na Formação Continuada a Distância” e “Pontos e Contrapontos; Desafios da Formação Continuada On-line”. As duas obras são frutos de pesquisas realizadas por professores da UFT e outras  instituições parceiras, no decorrer do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica. O curso é realizado nas cidades-polo (onde há câmpus da UFT) e também em Guarai. O curso é coordenado pelo professor José Lauro Martins.

O coordenador explica que o segundo livro é a continuação do primeiro, e ambos trazem artigos dos professores do curso,  ministrado a docentes da rede pública de ensino. Cada artigo traz  uma avaliação de diferentes aspectos do curso. "Os orientadores escolheram alguns artigos que foram destaques, enquanto pesquisa dos alunos, fizeram as apresentações e nos acresentamos nestes ebooks" explica.

Segundo Martins, as pesquisas mostraram que, ao contrário do que se imaginava inicialmente, o fato do curso ser online não representou problema na sua execução, nem na sua qualidade. A maior dificuldade está ligada ao tempo que estes docentes dispõem; segundo ele, é justamente neste ponto que as tecnologias entram como facilitadoras. "Tínhamos alunos de 86 municípios do Estado. Grande parte deles não teria condições de frequentar aulas de modo contínuo, por isso vinham a cada dois meses para encontros presenciais nos polos. Ficavam um dia todo em debates com os orientadores", disse.

Saiba mais - O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele surgiu da necessidade de se construir processos de gestão escolar compatíveis com a proposta e a concepção da qualidade social da educação, baseada nos princípios da moderna administração pública e de modelos avançados de gerenciamento de instituições públicas de ensino. A intenção é qualificar os gestores das escolas da educação básica pública, ofertando cursos de formação a distância. A formação dos gestores é feita por uma rede de universidades públicas, parceiras do Ministério da Educação.

Para mais informações sobre o programa e o curso acesse o site
Para download dos livros acesse:
marcador(es): Palmas