Página inicial > Últimas Notícias > Mestrado em Modelagem Computacional terá Aula Magna nesta quarta (26)

Mestrado em Modelagem Computacional terá Aula Magna nesta quarta (26)

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 25 de Setembro de 2012, 12h56 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 10h32
Nesta quarta-feira (26), a partir das 15h no auditório do Bloco IV (Reitoria), no Câmpus da UFT em Palmas, ocorrerá a Aula Magna do Mestrado em modelagem Computacional, um dos mais recentes programas de pós-graduação Stricto sensu da Universidade Federal do Tocantins. Esta primeira aula terá palestra do coordenador do programa, professor David Nadler. O curso foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em abril deste ano, com nota três.

De acordo com o coordenador Nadler, o curso tem duas linhas de atuação científico/tecnológica: Modelagem Quantitativa, Otimização e Simulação e Análise e Síntese em Ecossistemas. "A ideia é fazer com que o profissional deste mestrado saia com melhor qualidade e atualização. O curso é interdisciplinar e permitirá que o profissional possa interagir bem com outros profissionais das mais diversas áreas", pontuou o coordenador.

O curso terá duração de 24 meses, conta com nove professores doutores em seu quadro permanente e terá, nesta primeira turma, dez alunos. O coordenador enfatiza que o curso atenderá uma grande demanda na região, não apenas de Tocantins, mas também de estados vizinhos. A modelagem computacional, segundo explica o coordenador, lida com modelos matemáticos criados a partir da realidade existente, nos quais existem questões complexas que requerem grande capacidade de processamento, armazenamento e movimentação de dados. A modelagem permite a otimização de processos nas mais diversas áreas - engenharias, biológicas, humanas e ambientais.

À Aula Magna estarão presentes o reitor Márcio Silveira, o secretário estadual de Planejamento e Modernização da Gestão Pública, Francisco Martins; a vice-reitora, Isabel Auler; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, waldecy Rodrigues e o diretor do Câmpus de Palmas, Aurélio Picanço, além de professores e alunos do curso.
marcador(es): Palmas