Página inicial > Últimas Notícias > UFT sediará Jornada sobre envelhecimento humano

UFT sediará Jornada sobre envelhecimento humano

Por Sthepanie Ferreira | Publicado: Quinta, 03 de Mai de 2012, 08h01 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 10h32
O Câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Palmas receberá desta quinta-feira (3) até o sábado (5), a décima edição da Jornada de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento Humano na Amazônia (Jepeha). Esta edição é uma realização do programa de extensão da UFT, a Universidade da Maturidade (UMA), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA).

O evento ocorrerá no auditório do Centro Universitário Integrado de Cultura, Ciência e Arte (Cuica) a partir das 19h, e a expectativa da organização é que haja participação de 500 pessoas, entre pesquisadores e estudantes vindos de diversas partes do país, e em sua maioria idosos.

Dados recentes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) têm demonstrado que nos últimos 20 anos, o idoso brasileiro teve a sua expectativa de sobrevida aumentada, e que assim como nos países da Europa, a tendência para o Brasil nos próximos 50 anos, é de aumento na população de idosos.

Diante dessa conjuntura, a 10ª Jepeha discutirá o tema “Dimensões do envelhecer no Século XXI: envelhecimento, resiliência e interdisciplinaridade". A intenção é fomentar o debate entre pesquisadores de diversas áreas, ressaltando que esta etapa da vida (o envelhecer) protesta por novos saberes, que amplie as possibilidades de compreensão desses sujeitos nos vários domínios da vida social e política.

Confira, no link abaixo, a programação completa do evento:
marcador(es): Palmas