Página inicial > Últimas Notícias > Miracema: Pesquisa aponta necessidade de formação continuada para o ensino de Filosofia

Por Samuel Lima | Publicado: Quarta, 02 de Mai de 2012, 05h07 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 13h30
Com ênfase na investigação da problemática da leitura com professores de Filosofia em escolas de Ensino Médio na cidade de Miracema, a pesquisa "Leitura e prática educativa: experiências com o ensino de Filosofia", revela que há necessidade de formação continuada dos professores da área, fato confirmado ainda por pesquisa que constatou que a disciplina de Filosofia tem servido apenas para complementação da carga horária.

A pesquisa foi recentemente publicada na revista Diálogo Educacional, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), na edição nº 12, referente ao quadrimestre janeiro-abril de 2012. A pesquisa é encabeçada pelo professor Márcio Antonio Cardoso Lima, do curso de Pedagogia do Câmpus de Miracema.

"A pesquisa é uma é uma investigação prática, através da pesquisa-ação, com os professores de Filosofia da Diretoria Regional de Ensino da cidade de Miracema do Tocantins – TO. Essa atividade prática, com duração de dois anos, iniciou-se no segundo semestre de 2008", contou Lima.

A pesquisa pautou-se pelos objetivos de analisar a problemática da leitura com os professores de Filosofia do Ensino Médio da Diretoria Regional de Ensino; pôr em prática a temática da leitura porm eio de textos filosóficos e seus respectivos aprofundamentos teóricos; e indicar o valor da experiência da leitura na prática educativa e suas implicações no cotidiano.

Segundo o coordenador da pesquisa, a Universidade desempenha papel importante por fomentar, por meio de projetos de extensão, que os professores pesquisados vislumbrassem as dificuldades de leitura e compreensão e se dispusessem a enfrentar os empecilhos.

Confira, no link abaixo, a íntegra do artigo referente à pesquisa: