Miracema: Pesquisa aponta necessidade de formação continuada para o ensino de Filosofia
Com ênfase na investigação da problemática da leitura com professores de Filosofia em escolas de Ensino Médio na cidade de Miracema, a pesquisa "Leitura e prática educativa: experiências com o ensino de Filosofia", revela que há necessidade de formação continuada dos professores da área, fato confirmado ainda por pesquisa que constatou que a disciplina de Filosofia tem servido apenas para complementação da carga horária.
A pesquisa foi recentemente publicada na revista Diálogo Educacional, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), na edição nº 12, referente ao quadrimestre janeiro-abril de 2012. A pesquisa é encabeçada pelo professor Márcio Antonio Cardoso Lima, do curso de Pedagogia do Câmpus de Miracema.
"A pesquisa é uma é uma investigação prática, através da pesquisa-ação, com os professores de Filosofia da Diretoria Regional de Ensino da cidade de Miracema do Tocantins – TO. Essa atividade prática, com duração de dois anos, iniciou-se no segundo semestre de 2008", contou Lima.
A pesquisa pautou-se pelos objetivos de analisar a problemática da leitura com os professores de Filosofia do Ensino Médio da Diretoria Regional de Ensino; pôr em prática a temática da leitura porm eio de textos filosóficos e seus respectivos aprofundamentos teóricos; e indicar o valor da experiência da leitura na prática educativa e suas implicações no cotidiano.
Segundo o coordenador da pesquisa, a Universidade desempenha papel importante por fomentar, por meio de projetos de extensão, que os professores pesquisados vislumbrassem as dificuldades de leitura e compreensão e se dispusessem a enfrentar os empecilhos.
Confira, no link abaixo, a íntegra do artigo referente à pesquisa:
A pesquisa foi recentemente publicada na revista Diálogo Educacional, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), na edição nº 12, referente ao quadrimestre janeiro-abril de 2012. A pesquisa é encabeçada pelo professor Márcio Antonio Cardoso Lima, do curso de Pedagogia do Câmpus de Miracema.
"A pesquisa é uma é uma investigação prática, através da pesquisa-ação, com os professores de Filosofia da Diretoria Regional de Ensino da cidade de Miracema do Tocantins – TO. Essa atividade prática, com duração de dois anos, iniciou-se no segundo semestre de 2008", contou Lima.
A pesquisa pautou-se pelos objetivos de analisar a problemática da leitura com os professores de Filosofia do Ensino Médio da Diretoria Regional de Ensino; pôr em prática a temática da leitura porm eio de textos filosóficos e seus respectivos aprofundamentos teóricos; e indicar o valor da experiência da leitura na prática educativa e suas implicações no cotidiano.
Segundo o coordenador da pesquisa, a Universidade desempenha papel importante por fomentar, por meio de projetos de extensão, que os professores pesquisados vislumbrassem as dificuldades de leitura e compreensão e se dispusessem a enfrentar os empecilhos.
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