Página inicial > Últimas Notícias > Palmas: UMA e TRE-TO vão comemorar os 80 anos do voto feminino

Palmas: UMA e TRE-TO vão comemorar os 80 anos do voto feminino

Por Stephanie Ferreira | Publicado: Quarta, 07 de Março de 2012, 14h52 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 10h32
Em uma programação conjunta, o programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins, a Universidade da Maturidade (UMA) e o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) vão promover u evento nesta quinta-feira (8), às 14h, no prédio sede da UMA no Campus da UFT em Palmas, intitulado "Os 80 anos de conquista do voto feminino".

O direito feminino ao voto foi oficializado em 1932, por meio do Código Eleitoral assinado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas. O objetivo do evento é informar os acadêmicos da UMA sobre a urna eletrônica e a biometria, aproximando-os dessas tecnologias por meio de demonstrações práticas.

Para o professor Luiz Sinésio Neto, coordenador da UMA, "é de extrema importância comparar e avaliar como está a participação da mulher no exercício da cidadania. Por isso, neste evento, estamos valorizando as mulheres da maturidade pela sua luta no passado, presente e futuro”, enfatizou.

Além dos professores e acadêmicos da UMA, também estarão presentes o o Ouvidor Eleitoral e juiz-membro do TRE-TO, José Ribamar Mendes Júnior; os servidores Carlos Motta (Coordenador de Sistemas Eleitorais e Logística – COSEL), Zilânia Filgueiras (assessora de gabinete do Juiz) e Francisco Moura (Chefe da Sessão de Voto Informatizado e Urnas Eletrônicas-SEVUE).
marcador(es): Palmas