Página inicial > Últimas Notícias > UFT adquire mais veículos para Pesquisa Nacional Custo-Aluno

UFT adquire mais veículos para Pesquisa Nacional Custo-Aluno

Por José Filho | Publicado: Sábado, 18 de Fevereiro de 2012, 08h48 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 13h42

Já estão à disposição da Universidade Federal do Tocantins mais cinco micro-ônibus que serem usados no deslocamento de supervisores e pesquisadores que trabalham na Pesquisa Nacional Custo-Aluno – que vai mapear a situação do transporte escolar rural no Brasil. O trabalho, coordenado nacionalmente pela UFT, vai subsidiar o MEC, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na melhor aplicação de recursos no transporte escolar dos municípios brasileiros.

Segundo o coordenador nacional da pesquisa, o professor da UFT, Erich Collicchio, são dez equipes espalhadas por todas as regiões do país, com supervisores e pesquisadores. “Elas estão realizando, desde o segundo semestre de 2011, trabalhos de campo visando aferir a situação atual do transporte escolar rural em mais de 450 municípios no interior do país”, explicou.

Micro-ônibus serão usados na Pesquisa Nacional Custo-Aluno, coordenada pela UFT

Eric destaca que agora são oito micro-ônibus no suporte aos trabalhos das equipes que ainda contam outros carros. “É um trabalho de alta complexidade devido às diversidades regionais, como a região amazônica”, justificou. O estudo está levantando os custos do transporte escolar, por município em nível regional e nacional. A expectativa, de acordo com o professor Eric, é que os trabalhos fiquem prontos em dezembro deste ano.

Ele destacou também que apesar da complexidade, o trabalho realizado pela UFT utiliza equipamentos de alta tecnologia com a transmissão dos dados sendo feita por satélite à coordenação central, em Palmas. Um dos fatores motivadores do trabalho é que o Brasil possui atualmente 4,9 milhões de alunos da educação básica da rede pública de ensino que, sem transporte, não vão às aulas, ou seja, 10% de todos os matriculados.