Página inicial > Últimas Notícias > Gestão, política e carreira docente são temas de mesa-redonda do PROCAD

Gestão, política e carreira docente são temas de mesa-redonda do PROCAD

Por José Filho | Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2012, 11h32 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 13h42

Os resultados das pesquisas realizadas por professores recém-formados pelo Doutorado Interinstitucional em Educação (Dinter), abordando questões ligadas à gestão, política e carreira docente, com foco na educação básica, foram apresentados durante mesa-redonda do III Seminário do PROCAD UFT/CAPES/UFG. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (15), no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), e reuniu alunos e Pedagogia do Campus de Palmas e alunos-professores do Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor).

Auditório do Cuica lotado de professores durante mesa-redonda do Seminário do Procad

A mesa-redonda teve como tema “Gestão, Política, Carreira e Formação de Professores da Educação Básica”. Em sua fala, a professora Maria Zoreide (Campus de Porto Nacional) discorreu sobre políticas públicas nos governos dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula. Ela destacou o crescimento do ensino superior de cursos e vagas no setor privado e o modelo de educação a distância.

Professor Paulo fala sobre carreira aos professores da educação básica

Já o professor Roberto Francisco de Carvalho trabalhou sobre o que seria política pública, política educacional, o papel da gestão no processo educativo com foco principal na qualidade do processo ensino-aprendizagem. O professor Roberto procurou problematizar a partir do Plano Nacional de Educação, que está em tramitação no Congresso Nacional, o papel da universidade e das escolas nesse processo educativo. Entre os destaques, ele listou princípios éticos e democráticos que devem nortear os atores e os processos educacionais.

Roberto defende em seu trabalho a formação de todos os professores da educação básica

Por sua vez, o professor Paulo Fernando explanou sobre a carreira. Ele buscou evidenciar a platéia a importância do tema carreira docente para o professor na sua condição enquanto trabalhador relatando avanços, recuos e desafios. Mas “é importante que ele (professor) possa também perceber a importância de uma carreira adequada para o sucesso dele na sala de aula, o que terá como conseqüência a melhora na qualidade do ensino”, observou. O evento prossegue agora à tarde com a mesa-redonda “Democratização da Educação, Participação, Profissionalização Docente e Ruralidades”.

Programação completa do evento aqui.