Página inicial > Últimas Notícias > Formação em Escola em Tempo Integral reúne 400 profissionais em Palmas

Formação em Escola em Tempo Integral reúne 400 profissionais em Palmas

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2024, 17h18 | Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2024, 17h18

Cerca de 400 profissionais de Educação do Tocantins participaram da Formação em Escola em Tempo Integral (Foto: ETI Tocantins/Divulgação)Cerca de 400 profissionais de Educação do Tocantins participaram da Formação em Escola em Tempo Integral (Foto: ETI Tocantins/Divulgação)

Por intermédio da Universidade Federal do Tocantins, e sob a coordenação da professora Dr.ª Rosilene Lagares, do curso de Pedagogia (Câmpus da UFT em Palmas), ocorreu nos últimos dias 18 e 19 de abril, no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Profa. Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, o I Encontro Estadual para a Formação Continuada de Secretários(as) de Educação e Equipes Técnicas das Secretarias Municipais e Estaduais, pelo Programa Escola em Tempo Integral da Região Norte. Um segundo encontro deverá ocorrer nos dias 20 e 21 de junho, desta vez no Câmpus da UFT em Palmas.

Durante os dois dias de formação, cerca de 400 profissionais da Educação dos 139 municípios tocantinenses puderam debater sobre os três módulos de estudo (1. Programa Escola em Tempo Integral (ETI); 2. Fundamentos da Educação Integral; 3. Bases Legais da Educação Integral em Tempo Integral). Também foram discutidos elementos, diretrizes e instrumentos de apoio para a elaboração da política de educação integral em tempo integral pelos municípios.

De acordo com dados da coordenação do evento, a formação esteve sob responsabilidade dos coordenadores regionais e de sete formadores: Dr. Roberto Francisco de Carvalho (UFT), Dra. Katia Cristina Custódio Ferreira Brito (UFT), Esp. Deyvison Bispo de Oliveira (Mestrando UFT), Me. Ítalo Bruno Paiva Gonçalves (Doutorando UFT), Me. Claúdio Costa (Professor IFPA/Doutorando UFPA/Educanorte), Esp. Nielson Cardoso (Mestrando UFPA) e Dra. Cintia Adélia da Silva.

A abertura do evento contou com a presença de autoridades na área da Educação, como a vice-presidente do Conselho Estadual de Educação do Tocantins, Regivane Silva; a ex-coordenadora do Fórum Municipal de Educação de Palmas, Me. Rute Rodrigues; a presidente da Undime-TO, Luiza Brasileiro; a representante do Promotor de Justiça do Ministério Público do TO, Cleidiana Parente; a Dra. Katia Cristina Custódio Ferreira Brito, coordenadora do Curso de Pedagogia do Câmpus de Palmas da UFT; o representante da Pró-Reitoria de Extensão da UFT, Bruno Barreto; a superintendente da Educação Básica da Seduc, Me. Celestina Maria Souza; a superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Márcia Brasileiro; a diretora de Políticas Educacionais e parcerias com os municípios da Seduc, Francinete Ribeiro Ferreira Fonseca; Leandro Vieira, diretor de Educação Integral e Jornada Ampliada da Seduc; e o coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da UFT, Dr. Damião Rocha, que na oportunidade representou o reitor professor Dr. Luís Eduardo Bovolato.

Para a coordenadora da Regional Tocantins, professora Rosilene, "ao final da programação os presentes saíram com a certeza de que a Educação Integral é muito mais que a ampliação da jornada escolar para sete horas diárias, correspondendo sim à ampliação de atividades curriculares que busquem o pleno desenvolvimento do educando", disse.

De acordo com as informações da coordenação, no II Encontro, em junho, serão discutidos os Módulos 4 (Tópicos para a Elaboração de Políticas de Educação Integral em Tempo Integral em Nível Local ou Estadual) e 5 (Gestão democrática e as diversas instancias de participação e acompanhamento social).

Acompanhe o Programa por meio de seu perfil, na rede social Instagram.

Entenda mais
O Programa Escola em Tempo Integral (ETI) foi instituído pela Lei nº 14.640, de 31 de julho de 2023, e visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral. Coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, o programa busca o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro (BRASIL, 2024).

Visando a ampliação de oferta de educação em tempo integral, o Ministério da Educação (MEC), por meio de Universidades Federais, está desenvolvendo o Curso de Formação Continuada Escola em Tempo Integral, nas cinco Regiões do Brasil, para técnicos(as) das Secretarias Municipais de Educação, das Secretarias Estaduais de Educação, das Undime e equipes gestoras para liderança pública da Política de Educação Integral.

Na Região Norte, a coordenação está sob a responsabilidade da Universidade Federal do Pará (UFPA), com os(as) Professores(as) Me. Wilson da Costa Barroso e Dra. Ney Cristina Monteiro de Oliveira, coordenadores gerais, e Dra. Telma Cristina Guerreiro Barroso, coordenadora pedagógica. No Tocantins, a coordenação está com a Professora Dra. Rosilene Lagares, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).