Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do curso de Ciências Econômicas e do Programa de Educação Tutorial visitam empresa de logística integrada em Porto Nacional
Ciências Econômicas

Por Liz Castro | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2024, 17h04 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2024, 16h30

No dia 12 de abril, os alunos do Curso de Ciências Econômicas e do Programa de Educação Tutorial – PET Ciências Econômicas da UFT visitaram a empresa Valor da Logística Integrada (VLI),  situada no Terminal Integrador de Porto Nacional (TIPN).

A visita foi organizada pelo Grupo PET Economia, tendo a frente o estudante petiano Melk Marques do Nascimento, juntamente com o tutor do Grupo, professor Nilton Marques. A VLI engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).

Por quatro anos consecutivos, entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

O professor Nilton Marques explica o motivo da visita: "A visita teve como propósito verificar como funciona o transporte e operação de grãos com carregamento de soja e milho e o recebimento de combustível no Tocantins. Foi possível conhecer, em campo, o que ensinamos para nossos alunos em sala de aula, o conceito de economia regional, transporte, logística e aglomeração produtiva".

Nilton explica ainda as oportunidades advindas da visita: "Percebeu-se que a chegada da Ferrovia Norte-Sul vem transformando seu entorno, tanto em paisagens, quanto na geração de emprego e renda, e projetos sociais, como por exemplo 'VLI Braços Abertos Comunidade'. Fomos bem recebidos pela empresa, tivemos uma demonstração de sua operação e sistema de segurança. Logo após, visitamos o pátio da empresa, e conhecemos um pouco do carregamento de grãos. Foi possível, com essa visita, uma aproximação entre a Universidade e a Empresa, possibilitando estágio, bem como emprego para os futuros egressos da UFT", pontuou o professor.