Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes visitam centro histórico de Porto Nacional e doam alimentos a projeto social
ROTEIRO GEO-TURÍSTICO

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2024, 15h35 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2024, 15h38

Estudantes durante visita ao centro histórico de Porto Nacional, no Roteiro Geo-Turístico (Foto: Divulgação)

Com visitas às edificações do Centro Histórico de Porto Nacional (incluindo a Catedral Nossa Senhora das Mercês), à sede da Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação (ComSaúde), ao Seminário São José e ao Museu Histórico de Porto Nacional, os estudantes do 8º ano Colégio Albert Einstein (de Palmas), participaram de mais uma aula-passeio do Projeto Roteiro Geo-Turístico do Câmpus de Porto Nacional. A visita ocorreu na última quinta-feira (5) e os estudantes também puderam participar de uma ação social que culminou com a doação de cestas básicas para o Projeto do Centro de Educação e Recuperação Infantil (Ceri), ligado à Ong ComSaúde.

De acordo com informações da coordenação do Roteiro Geo-Turístico, a turma foi composta de aproximadamente 40 alunos. Só este ano o Roteiro já foi feito por mais de 100 pessoas, que passam a conhecer mais de perto a história de uma das cidades mais antigas do Tocantins. A estudante Maria Fernanda Nunes Marçal relatou à equipe do Roteiro que gostou muito da experiência, destacando que saber o tempo que durou a construção da Catedral chamou muito sua atenção, entre coisas que aprendeu durante a visita. "Todas as dúvidas foram tiradas pela nossa guia, que explicou tudo com tanta animação que deu mais vontade ainda de saber mais. Foi uma experiência sem dúvidas marcante, e teve um lugar que deu um certo medo mas foi divertido, com certeza eu quero voltar". Outro colega dela, Arthur Fragoso, enfatizou que a cidade é repleta de história que nem imaginava existirem. "Resumindo foi muito legal e deslumbrante e com certeza queria ter ficado lá por mais tempo.”

O professor que acompanhou a turma, Crisolito de Sousa Lopes, disse que a aula-passeio proporcionou aos seus alunos momentos de aprendizado na prática, como a importância da preservação do passado histórico, através da preservação do patrimônio histórico; e o encontro com a história do próprio Estado do Tocantins, uma vez que moram numa cidade (Palmas) projetada, porém recente. Ele terminou agradecendo à equipe do Roteiro, em especial a coordenadora, professora Rosane Balsan, pela realização do projeto.

Na visita ao projeto Ceri, os estudantes puderam entregar cestas básicas e também conhecer um pouco mais da ação, que atende crianças de seis meses a três anos de idade, que são afetadas por desnutrição infantil ou estão sob risco social. A coordenadora do Projeto Ceri, Vera Lúcia Martins da Mata, agradeceu a iniciativa e informou que as doações recebidas serão utilizadas nas refeições das crianças. "Nossa gratidão aos alunos que trouxeram os alimentos. O Ceri agradece de coração.” (Com informações da equipe do Roteiro Geo-Turístico)