Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Gurupi promove Abril Azul em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Inclusão

Por Ascom do Câmpus de Gurupi | Edição: Liz Castro | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2024, 18h03 | Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2024, 18h04

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Gurupi, lança o Projeto Abril Azul, uma iniciativa organizada pela Divisão de Estágio e Assistência Estudantil (Diest), em sincronia com o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

O conjunto de ações visa impactar o ambiente universitário e estender seus efeitos positivos à comunidade em geral, promovendo uma cultura de inclusão e respeito à diversidade.

Entre as atividades planejadas para o mês de abril, destaca-se a Blitz Azul, em que as servidores da Divisão difundiram informações por meio de distribuição de panfletos no Câmpus de Gurupi, além da divulgação de vídeos informativos no Instagram da Diest (@diestuftgurupi). Além disso, será realizado um piquenique com as crianças que frequentam o Espaço Lúdico Pedagógico do Câmpus.

As ações do projeto buscam disseminar informações sobre o autismo, identificar sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e destacar estratégias de inclusão. Por meio de ações como a Blitz Azul, o Piquenique da Inclusão e uma série de Vídeos Informativos, espera-se aumentar a conscientização e compreensão sobre o autismo e instigar a aceitação e o respeito à diversidade, tanto dentro quanto fora do ambiente universitário.

"Acreditamos que as ações do Abril Azul promovam uma cultura de inclusão e respeito à diversidade, contribuindo para a construção de um ambiente mais acolhedor e acessível para todos, tanto dentro quanto fora da universidade", pontuou Viviane Eliara Barbosa de Araújo, chefe da Divisão.

Destaca-se que a Diest segue a legislação vigente e, para tanto, requisita quando necessário providências com as pró-reitorias de Graduação e de Assistência Estudantil.