Página inicial > Últimas Notícias > PPGCom, PPGECS e cursos de Jornalismo e Enfermagem realizam seminário sobre qualidade da comunicação em saúde, no dia 04 de abril
Seminário

Por Iara Ferreira (PPGCom) | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 16h58 | Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2024, 16h37

No próximo dia 04 de abril, quinta-feira, ocorrerá no Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o I Seminário Comunicação em Saúde, que iniciará com uma recepção às 18h, no auditório da Reitoria. O evento é promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade e Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Saúde e pelos cursos de Jornalismo e Enfermagem.

O seminário é aberto a todos os interessados, incluindo profissionais de saúde, comunicadores, pesquisadores, estudantes e membros da comunidade em geral.

O evento é dedicado à análise e discussão sobre a forma como a informação em saúde é comunicada e recebida. “O objetivo é promover um debate sobre a qualidade da comunicação em saúde, especialmente em meio ao desafio crescente representado pela disseminação de informações distorcidas nas redes sociais”, destaca o coordenador do evento, José Lauro Martins, professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências e Saúde (PPGECS).

De acordo com Alice Agnes Mota, professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM), que fará a palestra de abertura do evento, além de abordar a temática da desinformação, o evento trará ênfase nos fenômenos como infoxicação e infodemia. “As discussões são de extrema importância no atual contexto de proliferação de informações falsas ou de má qualidade relacionadas à saúde, as quais podem resultar em sérios prejuízos à saúde pública e coletiva", pontua.

Para participar do Seminário, as inscrições podem ser realizadas de forma online através do portal de eventos da UFT disponível aqui, e pelo card oficial do evento que consta o Qr-code. Desse modo, ao final do evento, todos os participantes receberão um certificado de 4 horas.

O seminário contará também com a participação de Ana Valéria Machado Mendonça, professora Associada do Departamento de Saúde Coletiva, da Universidade de Brasília (UnB) e integrante da Rede Brasil - Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento em Saúde que abordará a tradução do conhecimento e comunicação em saúde. Posteriormente, será realizada uma mesa-redonda com os debatedores Luiz Sinésio Neto e a professora Guiomar Botelho, oferecendo diversas oportunidades para aprendizado e interação.