Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de Pesquisa em Estudos Globais e América Latina recebe menção honrosa por contribuição à corte interamericana de direitos humanos sobre emergência climática
Início do conteúdo da página
reconhecimento

Grupo de Pesquisa em Estudos Globais e América Latina recebe menção honrosa por contribuição à corte interamericana de direitos humanos sobre emergência climática

Por Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 09h56 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 10h37

No último dia 13 de março, o Grupo de Pesquisa em Estudos Globais e América Latina (Gegal), ligado ao curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi contemplado com uma menção honrosa pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Essa distinção foi conferida em reconhecimento à participação do Gegal na redação de subsídios enviados pelo governo brasileiro à Corte Interamericana de Direitos Humanos (IDH), em resposta ao pedido de parecer consultivo do Chile e da Colômbia sobre a Emergência Climática e Direitos Humanos.

O trabalho dos professores coordenadores do Gegal, professor Fernando Furquim de Camargo e professora Fabiana Scoleso, juntamente com sua equipe de pesquisadores e colaboradores, especialmente Levi Manoel dos Santos, Érica Beatriz Guedes Corado e Karollyne Pereira de Sousa, foi fundamental para essa conquista. Eles contribuíram com a redação do material e propuseram um debate qualificado embasado em pesquisas de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso realizados pelos membros do grupo.

Os temas abordados pelo Gegal abrangem questões relacionadas às mudanças climáticas, ao regime hegemônico de produção de alimentos, ao neoextrativismo e aos conflitos socioterritoriais. Essas análises contribuíram com o modelo de desenvolvimento em curso na América Latina, bem como lançaram luz sobre os pilares do capitalismo contemporâneo nos Espaços Globais e nas Zonas Específicas de Intensa Acumulação (ZEIA's).

Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Brasil está entre os países mais vulneráveis às mudanças climáticas, com previsão de agravamento das perdas materiais e humanas caso medidas de mitigação e adaptação não sejam adotadas rapidamente em nível nacional.

A professora Fabiana explica que o Gegal tem se destacado na pesquisa de dados e referências sobre esses temas urgentes, buscando compreender, de forma multi e transdisciplinar, os diversos conhecimentos que apontam para os impactos das mudanças climáticas na vida na Terra. Mais do que isso, o grupo tem se dedicado a explorar alternativas e modelos que garantam a sobrevivência da humanidade diante desses desafios iminentes.

Para saber mais sobre Emergência Climática clique aqui

Fim do conteúdo da página