Página inicial > Últimas Notícias > Proteção de Dados na UFT: Câmpus de Palmas amplia conscientização sobre a LGPD

Proteção de Dados na UFT: Câmpus de Palmas amplia conscientização sobre a LGPD

Por Ascom Câmpus de Palmas | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 25 de Março de 2024, 15h19 | Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2024, 17h32

A Central de Acessibilidade e Educação Inclusiva, do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (CAEI/UFT), ampliou as ações de treinamento aos técnicos e professores quanto à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei nº 13.709/2018. As ações objetivam a conscientização e capacitação da comunidade acadêmica sobre os princípios e requisitos da legislação, para aplicá-los em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Entre as ações, busca-se assegurar a adequação dos processos e procedimentos da universidade às exigências da LGPD, protegendo assim os dados pessoais dos membros da comunidade e promovendo a cultura de proteção de dados na instituição. “O treinamento envolve como trabalhar com estas informações para que elas sejam utilizadas para auxiliar técnicos e professores nas atividades de ensino e aprendizagem, e divulgadas apenas após o consentimento dos alunos, de forma a resguardar possíveis dados sensíveis”, apresenta o documento do projeto.

Uma das atividades envolve a identificação das declarações de estudantes que possuem necessidades especiais de atendimento, de forma a possibilitar a elaboração de planos individualizados ou aprimoramento do material didático disponibilizado. “Queremos ampliar o diálogo entre nossos alunos, técnicos de apoio e os professores. Que eles conversem mais sobre a LGPD para que consigamos, juntos, garantir que nossa comunidade acadêmica esteja devidamente informada e preparada para lidar com as exigências desta legislação tão importante nos dias de hoje”, comenta o diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto.

Ao ser questionado sobre uma atividade prática do projeto, o diretor explicou que o sistema de frequências dos alunos passou a trazer as informações, mas elas não podem ser expostas aos demais, sem o consentimento destes. “Acredito no diálogo. Parabenizo a CAEI/UFT pelo empenho e dedicação nesta importante missão; peço aos professores e técnicos que adequem suas rotinas à legislação; e peço o apoio dos alunos para que conversem com os seus professores e técnicos, apresentando quais são os dados que gostariam de proteger, quanto à privacidade; autodeterminação; intimidade ou outras situações que possam causar algum constrangimento. Por meio do diálogo conseguimos alcançar conquistas mútuas. Acredito e defendo isso", finaliza Moisés.

Mais informações: alunos, técnicos e professores podem entrar em contato com a Central de Acessibilidade e Educação Inclusiva (CAEI/UFT) através do WhatsApp: (63) 99278-4424 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A equipe poderá fazer atendimentos individuais para fornecer informações adicionais sobre as ações que envolvam o respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outros serviços oferecidos para promover a acessibilidade e inclusão no Câmpus de Palmas.

marcador(es): Palmas,Prograd,Proest,Home