Página inicial > Últimas Notícias > Evento "Direitos Humanos em Pauta" marca lançamentos e homenagens na UFT
transformação social

Evento "Direitos Humanos em Pauta" marca lançamentos e homenagens na UFT

Por Daniela Camargos | Publicado: Sexta, 22 de Março de 2024, 17h23 | Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2024, 17h29

Na noite de quarta-feira, 20 de março, o Auditório do Cuíca, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi palco do evento "Direitos Humanos em Pauta". A solenidade, que reuniu estudantes, professores, autoridades e membros da comunidade, marcou importantes lançamentos e homenagens relacionadas à promoção dos direitos humanos.

Um dos pontos altos da cerimônia foi o lançamento da Rede de Cidadania e Direitos Humanos da UFT (RCDH), uma iniciativa em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) que visa realizar ações conjuntas em caráter itinerante, em 17 municípios, com prioridade para lugares com baixa densidade demográfica e insuficiência de instituições públicas que promovam e garantam os direitos humanos. Quilombolas, mulheres, população LGBTQIA+, crianças e pessoas idosas estão entre os grupos prioritários para o atendimento da Rede.

“Essa é a consolidação de algo que sempre esteve no horizonte não só do governo federal, mas também no âmbito da universidade. Nós temos a plena convicção de que a universidade é um espaço de fomento de ciência e tecnologia voltada a mudar a vida da população (...)“Estamos investindo de forma direta e indireta na produção não só de conhecimento, mas para levar direitos humanos aos territórios com foco naqueles que mais precisam, pessoas que estão em situação de exclusão social. O recorte referente ao público prioritário, necessariamente, aponta para a população negra, que mais sofre ainda todo tipo de vilipêndio nesse país”, pontuou o Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Renato Nascimento Teixeira.

Além disso, foi inaugurada a Clínica de Direitos Humanos da UFT, cujo objetivo é promover a educação sobre os Direitos Humanos de maneira prática e colaborativa, envolvendo toda a comunidade acadêmica. Com foco especial em públicos em situação de vulnerabilidade, a clínica leva em consideração diversos marcadores sociais, como classe, gênero, raça, etnia, orientação sexual, geração, entre outros. Essa abordagem inclusiva visa garantir o acesso à justiça e promover a igualdade de direitos para todos os cidadãos, fortalecendo os valores fundamentais da democracia e da cidadania.

O evento também prestou uma homenagem póstuma a cinco mulheres negras que lutaram pela promoção dos direitos humanos no Tocantins: Dona Miúda, Dona Raimunda, Dona Juscelina, Dona Camila e Maria de Fátima Barros.

Como parte da programação, o evento contou ainda com uma aula magna do curso de Direito, ministrada pelo Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Renato Nascimento Teixeira. O tema abordado foi "Racismo Estrutural: Desafios e Perspectivas", proporcionando uma reflexão profunda sobre as raízes do racismo na sociedade brasileira e os caminhos para enfrentá-lo de forma eficaz.

“O evento "Direitos Humanos em Pauta" reafirma o compromisso da UFT com a promoção dos direitos humanos e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Por meio de iniciativas como a Rede de Cidadania, a Clínica de Direitos Humanos, a homenagem póstuma às mulheres negras do Estado e a aula magna com o secretário nacional, a universidade busca contribuir para a transformação social e o respeito à diversidade em todas as suas formas”, destacou a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Maria Santana Milhomem.

marcador(es): Proex,Direito,Home