Página inicial > Últimas Notícias > Projeto "Primeiros Socorros na Educação Básica" capacita professores para um ambiente mais seguro
iniciativa

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quinta, 21 de Março de 2024, 13h29 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2024, 13h29

Em parceria com a Escola de Tempo Integral Padre Josimo e a Liga de Urgência e Emergência do curso de Enfermagem da UFT, o projeto de pesquisa de mestrado intitulado "Primeiros Socorros aplicado na formação de professores e funcionários da educação básica: Estudo Quase-Experimental" visa aprimorar a capacitação de profissionais escolares em situações de emergência. Este projeto se destaca como parte integrante do macroprojeto “Escolas saudáveis: nível de atividade física e percepção da qualidade de vida e fatores associados em comunidade escolar”, coordenado pela professora Érika da Silva Maciel, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Saúde (PPGECS).

Além de focar na aplicação dos primeiros socorros, o macroprojeto "Escolas Saudáveis" tem como objetivo investigar indicadores comportamentais de saúde em voluntários da comunidade escolar de Palmas e Miracema –TO. A pesquisa visa promover práticas saudáveis entre os escolares, utilizando uma abordagem multidisciplinar que engloba ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Curso primeiros Socorros

A capacitação de primeiros socorros busca contribuir para a eficácia das ações que regulamenta a capacitação de professores e funcionários de escolas de atendimento a crianças e adolescentes no Brasil, baseados na Lei nº 13.722/18, conhecida como Lei Lucas Begalli, que morreu engasgado em uma excursão escolar.

Sob a orientação do professor Fernando Quaresma, docente do Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PGECS-UFT), o pesquisador em nível de mestrado Mauro Antônio Costa Maues, também enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), está conduzindo cursos de curta duração em primeiros socorros para professores. Para Quaresma, essa iniciativa é crucial, uma vez que o ambiente escolar apresenta uma maior incidência de acidentes, especialmente entre crianças em fase de descoberta.

O professor destaca ainda, que a importância desse projeto vai além das paredes da escola e que ao capacitar os professores, busca-se não apenas proporcionar um ambiente escolar mais seguro, mas também promover a educação em saúde e reduzir disparidades no conhecimento da população. Esses esforços estão alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, mostrando o compromisso em construir comunidades mais saudáveis e resilientes.

Neste aspecto, o projeto "Primeiros Socorros na Educação Básica" não apenas cumpre um papel vital na aplicação da Lei Lucas Begalli no estado do Tocantins, mas também prepara professores para agir em qualquer cenário, garantindo a segurança e o bem-estar dos alunos, e, contribuindo para um futuro mais saudável e sustentável.

marcador(es): Home,PPGECS