Página inicial > Últimas Notícias > Evento Direitos Humanos em Pauta terá Protocolo de Acessibilidade para melhor atender os públicos prioritários
Equidade

Por Ascom Proex/UFT | Publicado: Quarta, 20 de Março de 2024, 07h51 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2024, 07h51

Hoje, 20 de março, às 19h, no auditório do Cuica, Centro Universitário de Integração entre Ciência, Cultura e Arte, do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), acontecerá o evento "Direitos Humanos em Pauta" que discutirá questões relacionadas aos direitos fundamentais e também se destaca por sua postura inclusiva e acessível ao adotar um Protocolo de Acessibilidade com medidas específicas destinadas a garantir a inclusão dos públicos prioritários, assim como estratégias para promover a acessibilidade visual e sensorial.

O documento pode ser acessado na Biblioteca de Documentos da UFT (clique aqui).

"O protocolo reafirma nosso compromisso com a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade, uma vez que a inclusão é um princípio fundamental para a promoção dos direitos humanos em todas as esferas da sociedade", apresenta a professora Gleidy Braga, coordenadora da Clínica de Direitos Humanos, que auxiliou na elaboração do protocolo junto com a participação da aluna com deficiência, Michele Veras, do Curso de Direito. De modo que o Protocolo ultrapassa os objetivos do evento ao destacar orientações aos organizadores, participantes e palestrantes, visando a contribuição para a criação de um ambiente inclusivo durante os eventos em qualquer tempo.

A professora Maria Santana Milhomem, pró-reitora de extensão da UFT, cita que a ação integra a Rede de Cidadania e Direitos Humanos da UFT e tem como objetivo central promover a inclusão em todos os âmbitos da sociedade. "O evento Direitos Humanos em Pauta será um reflexo tangível desse compromisso da Universidade com a inclusão de todos, todas e todes", comenta a pró-reitora.

O evento "Direitos Humanos em Pauta", acontecerá às 19 horas, no Auditório do Cuica, na UFT, com programação de lançamentos, homenagem e a Aula Magna do Curso de Direito. O objetivo é promover um momento de diálogo e reflexão sobre questões de direitos humanos, com destaque para a presença do Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Renato Nascimento Texeira. Na ocasião, ocorrerá o lançamento oficial da Rede de Cidadania e Direitos Humanos da UFT, da Clínica de Direitos Humanos e uma homenagem a cinco Mulheres Negras que lutaram pelos direitos humanos no Estado do Tocantins.

Saiba mais e faça sua inscrição na Plataforma Evento (clique aqui).

marcador(es): Palmas,Proex,Direito,Home