Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFT se torna membro da recém-inaugurada Academia Tocantinense do Agronegócio
reconhecimento

Por Daniel dos Santos | Publicado: Terça, 19 de Março de 2024, 21h22 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2024, 07h45

Os primeiros oito ocupantes da Academia Tocantinense do Agronegócio tomarão posse em cerimônia nesta quarta-feira (20), às 19h30, no auditório do Senai, em Palmas. O professor Erich Collicchio, do colegiado de Engenharia Ambiental e do Mestrado em Agroenergia Digital na UFT, é um dos membros.

O que é?

A Academia Tocantinense do Agronegócio é uma entidade sem fins lucrativos que terá 15 cadeiras patronas. As demais vagas serão preenchidas ao longo deste ano de 2024, observando todos os critérios estabelecidos no seu estatuto e seu regime interno. O objetivo da Academia é registrar a história, debater o presente e propor estratégias e visões de longo prazo, para subsidiar políticas estaduais voltadas ao setor do agronegócio, do meio ambiente e a pesquisa científica, visando o desenvolvimento sustentável do Estado.

Reconhecimento

O professor Erich Collicchio será o patrono da Cadeira Nº5, que é dedicada às personalidades que contribuíram com atuação relevante nas universidades através da ciência, tecnologia e inovação para o agro. "Ter sido convidado para integrar a Academia Tocantinense do Agronegócio foi uma grande surpresa e uma honra. Quando recebe-se um convite como este, você para e pergunta para si mesmo se este convite foi por mérito. Isso me fez refletir e olhar para trás e observar a minha trajetória profissional, que parece que passou muito rapidamente. Contudo, já fazem mais de 34 anos, desde cheguei no Estado do Tocantins. Durante esse período, sempre tive muito disposto e aguerrido na busca de contribuir dentro de minhas limitações, para o desenvolvimento do setor agropecuário. Considerando os vários setores do Agro, na minha história profissional, dediquei-me e tenho dedicado à realização de atividades de pesquisa e de gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação na universidade e no fortalecimento da pesquisa agropecuária no Estado, como um instrumento de desenvolvimento sustentável".

Membros da Academia Tocantinense do Agronegócio

Cadeira Nº 01 - Defesa Sanitária Agropecuária
César Hanna Halum

Cadeira Nº 02 - Assistência Técnica e Extensão Rural