Página inicial > Últimas Notícias > Métodos de pesquisa em Relações Internacionais é tema de novo livro da EdUFT
ACADEMIA

Métodos de pesquisa em Relações Internacionais é tema de novo livro da EdUFT

Por Lúcia Moraes | Edição: Daniel dos Santos | Publicado: Sexta, 15 de Março de 2024, 11h53 | Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2024, 11h53

A Editora da Universidade Federal do Tocantins (EdUFT) acaba de lançar o livro "Introdução aos Métodos de Pesquisa em Relações Internacionais", de autoria do professor Italo Beltrão Sposito. A obra busca suprir uma lacuna na área de Relações Internacionais (RI) no Brasil, que ainda não utiliza amplamente métodos e técnicas de pesquisa.

O objetivo do livro é introduzir estudantes de graduação em RI aos principais métodos de pesquisa na área, de forma acessível e com foco em sua aplicação prática. A obra transita por uma gama mais ampla de métodos do que a maioria dos livros sobre metodologia científica publicados no Brasil, incluindo qualitativos, quantitativos e mistos.

Introdução aos Métodos de Pesquisa em Relações Internacionais dedica mais espaço à tradição qualitativa, mais comumente utilizada na produção científica nacional, mas também aborda os métodos quantitativos e mistos. Na obra também são apresentadas aplicações dos métodos, de forma a exemplificar como já foram utilizados na área.

O livro é uma importante contribuição para a área de RI, pois oferece uma introdução abrangente e acessível aos principais métodos de pesquisa. A obra poderá auxiliar docentes que lecionam na temática e discentes, principalmente no nível de graduação, destaca o professor Sposito.

Para acessar o livro gratuitamente, acesse o site da EdUFT.