Página inicial > Últimas Notícias > Universidade Federal do Tocantins e Universidade Federal do Espírito Santo estabelecem parceria para oferta de Dinter
novidade

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quinta, 14 de Março de 2024, 17h12 | Última atualização em Quinta, 14 de Março de 2024, 19h13

O novo Programa de Doutorado Interinstitucional foi aprovado essa semana e contemplará docentes que não possuem o título de doutor

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), celebrará mais um importante avanço acadêmico: a aprovação de um Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter). Esse programa visa qualificar docentes que ainda não possuem título de doutor, consolidando uma rede de pesquisa nacional e fortalecendo tanto a graduação como a pós-graduação.

O contexto para a realização desse Dinter iniciou-se em 2022, quando docente Wagner dos Santos, bolsista Produtividade CNPq e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, esteve em Palmas para participar da avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica da UFT. Durante sua visita, ele proferiu palestra de abertura no evento e conheceu a realidade da instituição, demonstrando interesse em estabelecer parcerias futuras na área de pesquisa.

Em 2023, com o lançamento da Chamada Pública 22/2023 Capes, houve uma nova aproximação com a Diretoria de Pós-Graduação da UFT para viabilizar a oferta do Dinter. Após um levantamento na instituição, foram identificados diversos docentes interessados, o que resultou na parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, notadamente reconhecido com nota 6 na avaliação quadrienal da Capes.

É importante frisar que o PPGE/Ufes tem uma trajetória consolidada no cenário nacional, sendo o primeiro Programa de Pós-Educação da Ufes, considerando todas as áreas do conhecimento. Em 2023, o PPGE comemorou 45 anos de existência e de contribuição acadêmica, formando mais de mil (1000) mestres e 363 doutores. Você pode conhecer mais sobre o PPGE/Ufes no site do Programa.

O Dinter na UFT será coordenado pelo docente Vicente Cabrera Calheiros, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Os procedimentos para investidura no programa serão direcionados aos docentes aptos dentro de seus colegiados a solicitar afastamento para a realização do doutorado.

Edital

O edital para o Dinter está previsto para ser lançado nos próximos meses, após acertos finais entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES, Diretoria de Pós-Graduação da UFT e Coordenação Institucional. As vagas serão ofertadas exclusivamente para os docentes da UFT, que passarão por um processo seletivo interno.

Em suas palavras, o Dr. Wagner dos Santos destacou a importância dessa parceria para ampliar as ações interinstitucionais na região Norte do Brasil, contribuindo para a formação de quadros qualificados para atuarem no âmbito da educação: “A nossa intenção, ao realizar a parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) é ampliar as nossas ações interinstitucionais com a região Norte do Brasil, sobretudo favorecendo para o processo de nucleação das ações e das formações produzidas pelo PPGE/Ufes na referida localidade, contribuindo, assim, para a formação de quadros, com o propósito de assumirem as suas atividades profissionais docentes em programas de pós-graduação dessa região, ampliando a oferta de profissionais para atuarem no âmbito da educação, nos mestrados e doutorados”.

A parceria entre UFT e UFES representa um marco na busca pela excelência acadêmica e no fortalecimento da pesquisa e pós-graduação, evidenciando o compromisso dessas instituições com o desenvolvimento científico e educacional do país.

Para mais informações sobre o processo seletivo e outras atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT, basta acompanhar os comunicados oficiais da instituição. (Com informações de Marciel Barcelos Lano)

marcador(es): Propesq,Home