Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Gurupi sedia Conferência Livre-Tocantins: Ciência, Tecnologia e Inovação impulsionam o Desenvolvimento Regional em sua fase regional
Gurupi

Por Ascom do Câmpus de Gurupi | Publicação: Denise Neves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 14 de Março de 2024, 15h55 | Última atualização em Quinta, 14 de Março de 2024, 16h19

Na quarta-feira, dia 13 de março, o Câmpus de Gurupi da Universidade Federal do Tocantins (UFT) sediou a Conferência Livre-Tocantins, com o tema "O Papel da Ciência, Tecnologia e Inovação na Promoção do Desenvolvimento Regional do Tocantins", promovida pelo Centro de Desenvolvimento Regional do Sul do Tocantins (CDR Sul).

O evento atraiu um público diversificado, incluindo produtores rurais, representantes governamentais, membros da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Município de Gurupi, empresários e a comunidade acadêmica.

Estiveram presentes as seguintes instituições de ensino superior: Universidade de Gurupi (UnirG), Instituto Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), demonstrando o compromisso acadêmico com o progresso regional.

Durante a conferência, foram discutidas estratégias e políticas para promover a ciência, tecnologia e inovação, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Tocantins. A integração entre instituições de ensino, setor produtivo e governo foram alguns dos principais temas abordados, buscando soluções para os desafios enfrentados pela região.

Adriana de Miranda Santiago Terra, coordenadora do CDR Sul, destacou a importância da busca por incentivos nos governos municipal, estadual e federal, por meio de ferramentas que concretizem esses incentivos: o CDR que temos aqui na região Sul. "Esta ferramenta financia projetos de pesquisa e desenvolvimento para gerar inovações. Essas inovações, em segundo momento, serão formalizadas como CNPJ's, para que se criem aqui empresas intensivas em inovação e possamos ter valores agregados na área de emprego e a nossa economia e nosso social sejam cada vez mais fortalecidos'.

Taciano Peres, vice-diretor do Câmpus de Gurupi, salientou que a primeira Conferência Livre de Ciência, Tecnologia e Informação é de extrema importância para toda a região Sul do Tocantins. "Nós percebemos que o Estado é um grande produtor de commodities, mas precisamos dar um passo além, que é a industrialização, e essa parceria entre as instituições de ensino do Sul do Tocantins em conjunto com o CDR para que a gente possa viabilizar, dar um passo além neste processo de industrialização e cumprir o nosso papel, que é promover o desenvolvimento local".

O produtor rural Jorge Cabral da Luz, presidente da Associação Jandira, realçou que o projeto da CDR Sul, em parceria com os professores, traz um grande desenvolvimento para o produtor rural, especialmente o pequeno produtor. "Ele traz um grande desenvolvimento para nós, produtores rurais (...) eles ensinam direitinho como agir naquela plantação e cuidar dos outros experimentos do início até o fim. Ensina o manejo, empacotamento, parte higiênica, selos, propagandas e é responsável em colocar o produto em três mercados".

Ao final do evento, houve consenso sobre a necessidade de investimentos contínuos em pesquisa, inovação e capacitação profissional para impulsionar o potencial do Tocantins e promover um crescimento sustentável e inclusivo em todas as suas regiões.

Espera-se que as discussões e propostas apresentadas sirvam de base para a formulação de políticas públicas eficazes que impulsionem o progresso do Estado.
marcador(es): Gurupi,Home