Página inicial > Últimas Notícias > Direitos Humanos em pauta: Inscrições abertas para evento na UFT
Rede

Direitos Humanos em pauta: Inscrições abertas para evento na UFT

Por Ascom Proex/UFT | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 17h00 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 16h58

As inscrições estão abertas para o evento "Direitos Humanos em pauta", que será realizado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), no próximo dia 20 de março, às 19 horas, no Auditório do Cuica (Centro Universitário de Integração entre Ciência, Cultura e Arte). Estendido ao público em geral, o evento contará com uma programação diversificada, incluindo o lançamento da Rede de Cidadania e Direitos Humanos da UFT, a inauguração da Clínica de Direitos Humanos, uma homenagem póstuma às Mulheres Negras e a Aula Magna do Curso de Direito.

As inscrições podem ser feitas na Plataforma Evento, da UFT (clique aqui).

De acordo com a pró-reitora de extensão, professora Maria Santana Milhomem, a programação tem como objetivo proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre questões relacionadas aos direitos humanos. “É mais um daqueles momentos que nos empolgam enquanto instituição de relevância social. Pois queremos ampliar, juntar mais gente e compartilhar práticas da igualdade racial, de combate ao racismo e outras iniciativas tocantinenses que fortalecem a promoção, a defesa dos direitos humanos e a cidadania”, comenta Maria Santana.

O evento contará com a presença do Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Renato Nascimento Texeira, que ministrará a Aula Magna do Curso de Direito e abordará o tema "Racismo Estrutural: Desafios e Perspectivas". O Secretário vem ao Tocantins para o lançamento oficial da Rede de Cidadania e Direitos Humanos da UFT, inovação da Pró-Reitoria de Extensão que objetiva colaborar com instituições locais e realizar atividades em dezessete municípios, com ações conjuntas em prol de diversos públicos, incluindo mulheres, quilombolas, população LGBTQI+, juventude, crianças, idosos, entre outros.

Na linha do tempo do momento, está o lançamento da Clínica de Direitos Humanos (CDH), ideia que surgiu em 2022, no processo de transformação do curso de Direito, do Câmpus de Palmas, após adequações no projeto pedagógico do curso de 2021. A Clínica atua com práticas extensionistas interdisciplinares e promove a Educação em Direitos Humanos por meio de ações formativas e colaborativas entre saberes acadêmicos e grupos da sociedade civil que visam a promoção dos direitos humanos.

Destaca-se no evento também a homenagem póstuma a cinco Mulheres Negras que lutaram pela promoção dos direitos humanos no Estado: Dona Miúda, Dona Raimunda, Dona Juscelina, Dona Camila e Maria de Fátima Barros. “Acreditamos que divulgar amplamente as biografias dessas mulheres na comunidade acadêmica, homenageá-las e conversarmos sobre seus legados é muito simbólico nesse processo. Essa homenagem será uma forma de valorizar o trabalho dessas mulheres e de contribuir para a promoção da equidade racial e de gênero, e outras conquistas que envolvem esse tema", explica a coordenadora da CDH, professora Gleidy Braga.

marcador(es): Palmas,Proex,Direito,Home