Página inicial > Últimas Notícias > Guerra entre Rússia e Ucrânia é tema de conferência virtual do grupo de pesquisa Mitechis
mídia, tecnologia e história

Por Daniel dos Santos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 19 de Fevereiro de 2024, 09h51 | Última atualização em Segunda, 19 de Fevereiro de 2024, 10h59

O Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (Mitechis) e a revista Convergências: estudos em Humanidades Digitais (Conehd) convidam toda a comunidade para assistir a conferência online de abertura das atividades de 2024. A conferência ocorrerá no dia 5 de março, às 9h. O evento será transmitido via YouTube. Acesse aqui para ativar lembrete

Sobre a Conhed

A revista Convergências: estudos em Humanidades Digitais (Conehd) tem periodicidade quadrimestral. Ela busca contribuir para a difusão e a ampliação da pesquisa em Humanidades Digitais de forma a aproximar o conhecimento produzido em diferentes regiões do Brasil e dialogar com as tendências mundiais atualmente em curso.

Orientada por uma perspectiva transdisciplinar e abrigada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) encontra-se ainda em sintonia com o projeto mais amplo desta instituição, assim como ligada ao Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (Mitechis), criado e liderado pelo Prof. Dr. George Leonardo Seabra Coelho (UFT).

Desta forma, a partir da posição que ocupa como instrumento de divulgação do saber, a Conehd compromete-se com a missão institucional do instituto de maneira a colaborar para a formação e a qualificação profissional em diversos setores econômicos, científicos e educacionais, bem como no âmbito das pesquisas e da promoção do desenvolvimento tecnológico em vínculo direto com a sociedade e os setores produtivos, assumindo por pressupostos a responsabilidade social e tecnológica e a promoção de um desenvolvimento sustentável.

Sobre o Mitechis

O Grupo de Pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (Mitechis)é  liderado pelo Prof. Dr. George Leonardo Seabra Coelho (PPGHispam-UFT) e, como vice-líder, Prof. Ms. Luiz Gustavo Martins da Silva (Doutorando/PPGHIS-UFOP).

O objetivo do grupo é propor estudos sobre os usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no âmbito da pesquisa histórica, no Ensino de História e seus impactos nas relações sociais. Apesar dessas questões que, como sabemos, dificultam consideravelmente os usos das tecnologias, não podemos menosprezar seus impactos no cotidiano das pessoas. Este Grupo de Pesquisa levanta as diversas possibilidades dos usos e apropriações dos recursos da comunicação computacional e digital na pesquisa histórica e no Ensino de História.

Em 2023, o Grupo Mitechis criou a revista Convergências: estudos em Humanidades Digitais com o intuito de publicar dossiês, entrevistas, ensaios e os anais deste evento que cresce a cada ano. Além da revista, nosso grupo também possui um Canal no YouTube onde realizamos mesas-redondas, atividades de extensão e transmissão de eventos.

marcador(es): Propesq,Pesquisa,Home,PPGHispam