Página inicial > Últimas Notícias > Professoras de Medicina do Tocantins participam de curso de Técnicas Anatômicas na UFF
Aprimoramento

Por Ascom Câmpus de Palmas | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 09h10 | Última atualização em Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 09h16

A professora Gabriela Thomazi, do curso de Medicina, do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a professora Ediana Silva, do curso de Medicina, do Câmpus de Araguaína, da Universidade Federal Norte do Tocantins (UFNT), participaram do curso de Técnicas Anatômicas na Universidade Federal Fluminense, promovido pela Sociedade Brasileira de Anatomia na cidade de Niterói - RJ. O objetivo do curso foi capacitar e atualizar docentes em técnicas contemporâneas, criação de museus e outras temáticas que envolvem novas experiências no processo de ensino-aprendizagem da anatomia.

De acordo com a professora Gabriela Thomazi, a participação em eventos como esse fortalecem e inspiram as práticas inovadoras entre técnicos, docentes e estudantes da área. “O curso envolveu conteúdos de preparação de modelos didáticos, angiotécnica, diafanização, técnicas de fixação e conservação de cadáveres, esplancnotécnicas, confecção de modelos 3D, plastinação, osteotécnicas e neurotécnicas. Além de diálogos sobre a importância da criação de museus de anatomia como ferramenta para a democratização do conhecimento sobre o corpo humano”, explica Gabriela.

A presença das universidades federais do Tocantins evidencia o comprometimento das instituições com o aprimoramento constante de seus servidores, além de evidenciar a disposição das professoras em buscar e compartilhar novas aprendizagens para fortalecer as práticas pedagógicas em sala de aula, com técnicas e conceitos atualizados  por meio desse curso.